Aumenta o índice de infestação pelo mosquito da dengue em Campina Grande
18/07/2017 17:36 em Saude e Bem Estar
A Secretaria de Saúde de Campina Grande divulgou nesta quinta-feira, 13, o terceiro Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2017. O índice subiu para 7,2.
O número é considerado alto, o que significa um alto risco de transmissão das doenças provocadas pelo mosquito, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
De acordo com a Gerente Municipal de Vigilância Ambiental, Rossandra Oliveira, o índice subiu em função do aumento de chuvas na cidade com a chegada do inverno. “O período de chuvas é o mais delicado para o combate ao Aedes porque o acúmulo de água acontece frequentemente. A população precisa triplicar os cuidados”, disse.
Nas coletas realizadas entre os dias 3 e 7 de julho, o bairro com maior índice foi Malvinas I, onde 12,7 % das casas visitadas apresentaram focos do mosquito. Cruzeiro e Jardim Paulistano também apresentaram um número preocupante (10,3%). Os bairros do Centro e da Prata apresentaram índice satisfatório (1,8%) e o menor registro foi no distrito de Galante (1,6%).
Dos 51 bairros da cidade, 44 apresentaram um índice superior a 4,0%, locais onde a situação é de alerta. “Vamos ampliar o trabalho de combate ao mosquito nos pontos mais críticos, mas sabemos que a colaboração da população é fundamental neste processo, principalmente neste período chuvoso”, disse Rossandra.
A Vigilância Ambiental realiza todo um trabalho de borrifação, aplicação de lavircida, retirada de pneus, colocação de peixe em cisternas, distribuição de tampas para reservatórios, circulação de carro fumacê e visita de Agentes de Combate às Endemias.
COMENTÁRIOS