EUA detectam lançamento de míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte
28/07/2017 15:08 em Mundo

Japão diz que zona econômica exclusiva do país foi atingida. Novo teste acontece semanas depois de Pyongyang ter testado com sucesso seu primeiro míssil balístico intercontinental.

O Pentágono afirmou ter detectado nesta sexta-feira (28) o lançamento de míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte. O míssil foi lançado de Mupyong-Ni e percorreu mil km antes de cair no Mar do Japão. O Japão diz que o míssil teria caído nas águas de uma zona econômica exclusiva do país (ZEE). Não há relatos imediatos de danos, segundo a Reuters.

A Coreia do Sul também confirmou o lançamento, e afirmou que o tipo de míssil que foi lançado é mais avançado do que o que foi testado no dia 4 de julho, segundo a agência Yonhap.

O porta-voz do Pentágono, o Capitão Jeff Davis, disse que o lançamento ocorreu por volta das 11h45 (no horário de Brasília).

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou que o míssil possivelmente atigiu uma zona econômica exclusiva do Japão (ZEE).

A ZEE é uma faixa costeira com um raio de 200 milhas náuticas (370 km), além das águas territoriais de um país. Um espaço marinho no qual o país costeiro tem prerrogativas na utilização dos recursos naturais, tanto vivos como não-vivos, e responsabilidade na gestão ambiental.

Abe ainda declarou que uma reunião do Conselho de Segurança Nacional seria convocada e que o Japão tomaria as medidas necessárias para garantir a segurança de seus cidadãos.

 

Abe também salientou como esse lançamento mostra claramente que "a ameaça contra a nação japonesa é concreta e real", e pediu que Estados Unidos, Rússia, China e Coreia do Sul aumentem as pressões contra a Coreia do Norte para limitar testes missilíssimos futuros.O secretário-chefe do Gabinete japonês, Yoshihide Suga, disse que um míssil voou por cerca de 45 minutos e parece ter atingido águas da zona econômica exclusiva do Japão. Ele acrescentou que o lançamento do míssil era inaceitável e em clara violação das resoluções da Organização das Nações Unidas, segundo a Reuters.A rede americana CNN, citando uma fonte, afirma que os EUA acreditam que a Coreia do Norte poderá lançar um míssil balístico intercontinental (ICBM) com capacidade nuclear no início de 2018.

O novo teste acontece semanas depois de Pyongyang ter testado com sucesso seu primeiro míssil balístico intercontinental. A emissora estatal "KCTV" informou o míssil novo, Lançado em 4 de julho, o míssil batizado como Hwasong-14, alcançou uma altura máxima de 2.802 km e percorreu 933 km em 39 minutos e caiu no Mar do Japão.

FONTE:http://g1.globo.com

COMENTÁRIOS