Sábado é dia D da campanha de multivacinação de crianças e adolescentes.
16/09/2017 09:54 em Saude e Bem Estar
No próximo sábado (16) em Soledade será realizado o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, quando postos de saúde estarão funcionando para atender crianças e adolescentes menores de 15 anos.
 
 
Os pais estão sendo convocados para comparecer aos postos e atualizar a caderneta de vacinação.
 
Com o slogan “Todo mundo unido fica mais protegido”, a campanha começou no dia 11 de setembro e segue até o dia 22 de setembro na Policlínica Municipal Cristina Siqueira Mendes e nos postos de vacinação, instalados nas Unidades de Saúde da Família, onde os profissionais participam da ação.
 
A meta é resgatar todas as crianças e adolescentes não vacinados e, com isso, iniciar ou completar os esquemas de imunização.
 
Segundo o Ministério da Saúde, 53% não estão com a vacinação em dia.
 
Mudanças
 
Em 2017, o Ministério da Saúde fez alterações no esquema vacinal e, por isso, orienta os pais a irem aos postos de saúde para checar a caderneta de vacinação. Houve alteração nas vacinas meningocócica C, pneumocócica 10 valente, Papiloma Vírus Humano (HPV), febre amarela e dTpa.
No caso da meningocócica C para crianças, o reforço, que era administrado aos 12 meses agora pode ser feito até os 4 anos. As primeiras duas doses continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses. Para os adolescentes, agora é oferecido um reforço que pode ser administrado de 12 a 13 anos de idade.
 
A pneumocócica 10 valente para crianças sofreu redução de três doses e passou a ser administrada em duas (2 e 4 meses), com um reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que pode ser recebido até os 4 anos.
 
A febre amarela também mudou de duas para apenas uma dose para todas as faixas etárias.
Já a vacinação contra o HPV, para crianças e adolescentes, passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas, para meninas saudáveis de 9 a 14 anos. O ministério ressalta que a proteção só acontece com o esquema completo após duas doses. Houve ainda a inclusão de meninos de 11 a 14 anos no calendário de vacinação contra o HPV.
 
Para as adolescentes gestantes também está disponível uma dose da vacina dTpa, a partir da vigésima semana de gestação.
 
COMENTÁRIOS