João Pessoa volta a oferecer cirurgia para transplantes de rins e fígado via SUS
07/11/2017 11:04 em Saude e Bem Estar

Paraíba tem três hospitais para transplantes de rins (dois em João Pessoa e um em Campina Grande) e dois para transplantes de fígado, ambos na capital.

Através de convênio com os hospitais Memorial São Francisco e Nossa Senhora das Neves, a população de João Pessoa voltou a ter acesso a cirurgias de transplantes de rins e fígado, via Sistema Único de Saúde (SUS). O convênio foi formalizado pela prefeitura da capital com as unidades de saúde nesta terça-feira (7).

Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, a Central Estadual de Transplante na Paraíba realizou 140 transplantes, sendo 114 de córnea, 25 de rim e 1 de fígado, segundo a assessoria da prefeitura de João Pessoa.

A Paraíba agora tem cinco unidades capacitadas para realização desses procedimentos, sendo três hospitais para transplantes de rins (dois em João Pessoa e um em Campina Grande) e dois para transplantes de fígado, ambos na capital.

A relação de pacientes que precisam de transplantes é administrada pela Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde (MS), por meio de sistema informatizado, juntamente com a central estadual de regulação. A diretoria de regulação da rede municipal de saúde ficará responsável em acompanhar e fiscalizar todo o processo dos usuários da rede municipal.

 

FONTE : https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS