Peixamento em açudes beneficia agricultores de Areia, Remígio e Salgado de São Félix
07/04/2016 14:35 em Municipios

 

Serão entregues 15.770 mil alevinos das espécies tilápia e tambaqui.

 

 

O Governo da Paraíba, vai promover o peixamento de açudes e barreiros dos municípios de Salgado de São Félix, Remígio e Areia.

 

A ação, que ocorre na sexta-feira (8), vai beneficiar os assentamentos do Projeto Ecoprodutivo de Alagamar, Oziel Pereira e Quilombola Bonfim, respectivamente.

 

O peixamento, operação que tem como finalidade o povoamento, o repovoamento ou a estocagem de alevinos, será realizado por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater.

 

O evento será as 9 horas, em parceria com a Empasa.

 

De acordo com o engenheiro de pesca da Emater, Elton Cunha, inicialmente serão entregues 15.770 mil alevinos das espécies tilápia e tambaqui.

 

“Após um período de um ano, esse total de alevinos deverá gerar uma produção de 7 mil a 14 mil quilos de peixe. Após atender à demanda local, o excedente será comercializado em feiras livres e peixarias das regiões administrativas da Emater das cidades contempladas”, afirma.

  

Segundo o presidente da Gestão Unificada (GU), Nivaldo Magalhães, a proposta do projeto de piscicultura é povoar todos os açudes e barreiros integrantes do Ecoprodutivo no Estado.

 

“A intenção, além de garantir alimento saudável à população, é também incentivar o turismo rural, por meio de pesque-pague. Com isso, promover a geração de renda para os agricultores beneficiários do projeto”, destaca.

 

Resultados

 

O Ecoprodutivo tem como objetivo impulsionar a agricultura familiar das comunidades envolvidas.

 

Até o momento, foram instalados cinco projetos, beneficiando direta e indiretamente 2.420 pessoas dos municípios de Areia, Remígio, Salgado de São Felix, Bonito de Santa Fé e Várzea.

 

Todos os integrantes das comunidades beneficiárias estão participando de cursos sobre educação ambiental, tratamento de resíduos sólidos e coleta seletiva, segurança alimentar, processamento de frutas, associativismo, manejo sobre criação de caprinos e ovinos.

 

Também estão sendo estimulados a trabalhar com apicultura, suinocultura, piscicultura, bovinocultura, além de outras ações que visem o desenvolvimento rural sustentável. 

 

Heleno Lima

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!