MPF cobra investimento de R$ 10 mi para revitalização do rio Paraíba
04/12/2017 17:50 em O que acontece..

O procurador-chefe do Ministério Público da Paraíba, Marcos Queiroga, lembrou, nesta segunda-feira (4), que a revitalização do Rio Paraíba é uma obrigação do Estado e cobrou que o governo arregimente recursos para a realização das obras de preparação para receber as águas da Transposição do Rio São Francisco.

“Prioritariamente a questão da revitalização do leito do Rio Paraíba é uma questão do Estado. É preciso que o Estado faça o levantamento desses recursos para essas obras. Já existe um plano de recuperação do leito do Rio Paraíba. São recursos da ordem de R$ 10 milhões de reais. Dentro de um contexto da Transposição na casa dos bilhões de reais é uma gota dentro do Rio. Esse é o discurso, conseguir recursos para o leito do Rio Paraíba ser revitalizado”, destacou Queiroga.

De acordo com Marcos Queiroga, dentro da Transposição existe uma repartição de tarefas onde o Governo Federal ficou responsável em trazer a água através dos canais, a revitalização do Rio Paraíba com o Governo do Estado e o tratamento dos esgotos com os municípios.

Entretanto, segundo Queiroga, o Rio Paraíba tem sido uma questão de preocupação para o MPF porque não sofreu as intervenções necessárias para receber as águas da Transposição.

 

“Dentro da sistemática da Transposição o Rio Paraíba precisava sofrer algumas intervenções para receber esse contingente de água que está vindo através dos canais. Isso se chama revitalização do leito, que é o desassoreamento, re-composição das margens e isso ainda não foi feito a contento e, se não for feito, o sistema pode sofrer um colapso”, destacou.

Fonte:http://caririligado.com

COMENTÁRIOS