Fiscalização do MPPB e Anvisa interdita equipamentos em hospitais na PB
17/04/2018 16:21 em O que acontece..

Arco cirúrgico e sala de raio-x do Hospital Samaritano foram interditadas na manhã desta terça-feira (17).

Uma operação está fiscalizando clínicas e hospitais de João Pessoa, nesta terça-feira (17), a partir do Programa de Prevenção de Acidentes de Consumo do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Durante a manhã, um arco cirúrgico e a área de raio-x do Hospital Samaritano foram interditadas. A operação continua durante a tarde e só deve ser concluída na quinta-feira (19).

De acordo com o promotor do programa de Proteção e Defesa do Consumidor, Glauberto Bezerra, o MPPB está junto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dando prosseguimento a uma operação que visa fiscalizar aparelhos médicos hospitalares importados foram dos padrões legais. “Os equipamentos precisam ser interditados porque oferta risco à saúde da população”, ressaltou Glauberto. Por isso, os hospitais como um todo estão sendo fiscalizados.

O arco cirúrgico do Hospital Samaritano foi interditado, porque foi importado sem autorização da Anvisa. Já a sala de raio-x foi interditada por insalubridade. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Samaritano, a operação ainda está em andamento e os diretores estão acompanhando o caso. Apenas após o término da ação é que uma resposta poderá ser dada.

“Estamos examinando aparelho por aparelho, sala por sala e verificando documentações, além de checar se os aparelhos estão em condições de uso”, ressaltou Glauberto Bezerra. Até às 11h ninguém havia sido preso durante a fiscalização. Pelo menos três hospitais e clínicas devem ser fiscalizados durante esta terça-feira.

 

Participam da fiscalização o Centro de Apoio Operacional (CAO) do Consumidor e a Promotoria do Consumidor (órgãos do MPPB), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Gerência Municipal de Vigilância Sanitária.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS