Paraíba tem 2,7 milhões em trabalhos domésticos ou voluntários, diz IBGE
18/04/2018 15:45 em O que acontece..

Dados da PNAD do IBGE mostram aumento de 81 mil pessoas com trabalhos alternativos no estado.

Cerca de 2,7 milhões de pessoas acima de 14 anos de idade que vivem na Paraíba realizaram outras formas de trabalho em 2017 no estado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (18) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). As outras formas de trabalho entendidas pelo IBGE são classificadas como próprio consumo, afazeres domésticos, cuidado de pessoas e trabalho voluntário.

Ainda de acordo o Pnad, as mulheres aparecem como maioria na realização de outros trabalhos. Foram identificadas quase 1,6 milhão de mulheres (58,3%) contra 1,1 milhão de homens (41,7%). Entre 2016 e 2017 foi identificado um aumento de 81 mil pessoas nesse tipo de trabalho. Do total de 2,7 milhões, 904 mil pessoas vivem na Região Metropolitana de João Pessoa.

Segundo o IBGE, outras formas de trabalho são atividades desempenhadas por pessoas que não necessariamente estejam ligadas a um vínculo formal. A pesquisa apontou que 1,4 milhão de paraibanos (51,9%) que realizaram outras formas de trabalho estão desocupadas e que 1,3 milhão de pessoas (48,1%) na Paraíba estão ocupadas.

Entre as pessoas desocupadas, as mulheres são maioria, enquanto entre os paraibanos ocupados que realizam outras formas de trabalho o homens estão em um número maior. Das quatro categorias das outras formas de trabalho, por sua vez, os afazeres domésticos são os mais relevantes na Paraíba, embora seja uma tendência nos demais estados.

 

Cerca de 80% dos paraibanos pesquisados nessa etapa da Pnad desempenham afazeres domésticos. As demais categorias cuidado de pessoas (33,9%), próprio consumo (11,3%) e trabalho voluntário (3,5%) completam a lista das outras modalidades de trabalho.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS