Projeto de seleção automatizada do lixo vence Campus Academy 2018
22/05/2018 18:47 em O que acontece..

Ideia foi desenvolvida durante o Campus Festival, por estudantes de escola em Cuité, no Agreste.

Otimizar o processo de separação do lixo a partir do material que compõe os objetos descartados. O projeto - pensado por cinco estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, localizada no município de Cuité, no Agreste paraibano - foi o vencedor do Campus Academy 2018, realizado em João Pessoa, durante o Campus Festival.

Segundo a aluna Crisley Venâncio Marques, integrante da equipe, seria colocado um sensor que detectaria os tipos de materiais e os enviaria para diferentes ramificações de uma esteira. Em seguida, seria feita a reciclagem e reutilização dos produtos.

Intitulado de “Auto_picker”, o projeto foi formado após três dias de oficinas, palestras e desafios, que complementaram a maratona estudantil promovida pelo Sebrae Paraíba, da qual participaram 65 equipes de ECIT’s de todo o estado.

Na manhã desta segunda-feira (21), os vencedores foram recebidos com fogos de artifício, café da manhã, vídeos e discursos emocionados, que também buscavam estimular outros alunos a se engajarem em iniciativas como essa. Além dos estudantes campeões, os professores mentores Rinaldo Filho, Mateus Dantas, Priscila Silva e Elisângela Costa também relataram suas experiências durante o Campus Festival 2018.

Já a ECIT Mangabeira ficou com o 2º lugar da maratona e a ECIT de Bayeux com o 3º. Para a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, essa foi uma oportunidade para que os jovens pudessem ter o primeiro contato com os conceitos do empreendedorismo, mas também com ferramentas importantes, como Canvas, design thinking e prototipagem.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS