O que se sabe sobre as 'agulhadas' no São João 2018 de Campina Grande
16/06/2018 09:37 em O que acontece..

Pessoas foram feridas dentro do Parque do Povo e em bloco junino. Vítimas foram atendidas no Hospital de Trauma.

Até este sábado (16), 34 pessoas feridas por agulhas no São João de Campina Grande deram entrada ao Hospital de Trauma de Campina Grande. As vítimas afirmaram que foram furadas durante os shows no Parque do Povo e em um bloco junino. A Polícia Civil abriu investigação sobre o caso e ouviu pelo menos 16 vítimas até a sexta-feira (15).

 

De acordo com a infectologista Priscila de Sá, os pacientes contaram que sentiram as furadas foram ao hospital em busca de ajuda. Segundo o Trauma, o número aumentou devido à repercussão dos primeiros casos, divulgados desde a segunda-feira (11). Entenda como os primeiros casos foram registrados e como andam as investigações:

 

Quais foram os primeiros casos de 'agulhadas' no São João?

 

Os primeiros casos foram registrados no fim de semana de abertura do São João 2018 de Campina Grande, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de junho, no Parque do Povo. No entanto, com a divulgação dos casos, algumas pessoas que também se sentiram atingidas por agulhadas em um bloco junino no dia 2 de junho também foram até o Hospital de Trauma por precaução.

 

  • Até o dia 11 de junho, pelo menos 14 pessoas foram atendidas no Trauma por terem sido feridas com agulhas.
  • No início da manhã, o hospital já havia registrado cinco casos.
  • Outras duas pessoas que viram os casos sendo relatados na imprensa também procuraram atendimento durante a tarde.
  • Na noite da segunda-feira mais sete homens procuraram o hospital relatando o mesmo caso.

 

 

Quantas vítimas das 'agulhadas' procuraram atendimentos médicos?

 

 

  • Mais duas vítimas foram ao Trauma na terça-feira (12) e outras na quarta-feira (13). Uma delas chegou às 4h de quarta e informou ter sido ferida durante o show do cantor Luan Santana, no Parque do Povo.
  • Na madrugada da sexta-feira (15), por volta das 1h24, uma mulher deu entrada, alegando ter sido furada com uma agulha no Parque do Povo, próximo a um bar.
  • A outra deu entrada no Hospital de Trauma, às 2h09 do mesmo dia, informando que a furada com agulha acontecer proximo a caixa de som do palco principal.
  • No total, são cinco pessoas feridas no bloco junino e 29 no Parque do Povo.
    Qual o procedimento para quem foi ferido por uma agulha?

     

    Priscila de Sá, médica do Hospital de Trauma, informou que, após o atendimento, a equipe de saúde confirmou que havia marcas de agulhadas no corpo das vítimas, mas que ainda não há como saber se o instrumento utilizado estava com alguma contaminação ou não.

    O procedimento feito no hospital, segundo Priscila, foi registrar um protocolo de acidente por agulha possivelmente contaminada.

     

    O que dizem os responsáveis pela segurança do São João 2018

     

     

    • Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba: pretende juntar esforços para poder garantir a segurança da população, procurar as falhas e buscar reparar para desenvolver um melhor trabalho preventivo.
    • Polícia Militar: as denúncias estão sendo apuradas. As ocorrências não foram notificadas na Polícia Militar, pois as vítimas foram em busca de atendimento médico imediato. Além disso, as imagens das câmeras de segurança do Parque do Povo estão sendo analisadas. A PM também destacou que a biometria facial anunciada pela empresa organizadora não está sendo feita.
    • Empresa Aliança (faz a organização do evento): divulgou uma nota na tarde da segunda-feir (11), informando que estava trabalhando em conjunto com a Polícia Militar para investigar os casos. A nota ainda diz que nos postos de atendimento do Parque do Povo, apenas uma ocorrência foi registrada.
    • Sobre a biometria facial, a assessoria de imprensa da Aliança informou que os equipamentos foram garantidos, mas ainda precisam ser instalados nas entradas do Parque do Povo.
    • Prefeitura de Campina Grande: disse que o policiamento da festa é de responsabilidade do estado, mas que a prefeitura e a empresa Aliança, que organiza o evento, solicitaram o reforço da segurança no acesso ao Parque do Povo, com intensificação das revistas e ampliação no número de policiais.
      Como está a investigação sobre pessoas feridas por agulhas?

       

      A Polícia Civil investiga o caso e pede que todas as vítimas que foram ao Hospital de Trauma também prestem depoimento na Central de Polícia. O delegado Henry Fábio, responsável pelos casos, disse que as pessoas que não se apresentarem podem ser intimadas a depor. O objetivo é garantir o andamento das investigações.

      O delegado afirmou na sexta-feira que já ouviu 16 pessoas vítimas das agulhadas e, em apenas dois casos, as pessoas disseram à Polícia Civil terem percebido a perfuração por um objeto semelhante a agulha.

      "Há casos em que as pessoas foram pro Parque do Povo e dias depois viram algum tipo de ferimento no corpo e, por medo, foram ao hospital, mesmo sem ter a certeza do que havia acontecido”, destaca Henry Fábio.

      Outra dificuldade apontada na investigação do caso é que, segundo a Secretária de Saúde de Campina Grande, Luzia Pinto, mesmo que o atendimento médico seja imediato, não é possível comprovar que o ferimento foi uma perfuração de agulha.

      Ela destacou que em um dos casos, em que o paciente precisou levar pontos no ferimento, ela acredita que pode ter sido um objeto maior, como um espeto, tendo em vista que a agulha não seria suficiente para causar aquele tipo de ferimento.

       

      Como é o esquema de segurança para o São João de Campina Grande

       

       

      • 500 homens da PM estarão espalhados no Parque do Povo, o mesmo número de efetivo que trabalhou na abertura da festa.
      • Segundo a PM, a quantidade de policiais dentro do Parque do Povo depende de cada noite do evento, porque sempre é feita uma estimativa de público.
      • Para a sexta-feira (15) e para o sábado (16), a polícia confirmou que a quantidade de homens será a mesma.
      • Já no domingo (17), pela estimativa do público, 400 homens estarão no policiamento da festa, com atenção redobrada devido ao primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018.
      • A Aliança informou que haverá, neste final de semana, um reforço na segurança durante a festa, principalmente nas revistas realizadas nas entradas do Parque do Povo.
        Onde procurar atendimento médico?

         

        Para realização de exames (testes rápidos), quem precisar de atendimento pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Centro de Saúde Francisco Pinto, localizado na Rua Venâncio Neiva, Centro de Campina Grande.

        No Serviço de Assistência Especializada (SAE), o paciente pode receber acompanhamento com médicos e equipe multiprofissional e receber a medicacação necessária. O SAE fica na Rua Siqueira Campos, 658, no bairro da Prata.

        Mais informações podem ser obtidas nos telefones (83) 3310-7069 (CTA) ou (83) 3322-3272 (SAE).

        Em João Pessoa, as vítimas devem procurar o Hospital Clementino Fraga, referência no atendimento, localizado na Rua Esther Borges Bastos, no bairro de Jaguaribe.

        FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS