Paraíba atinge meta da campanha de vacinação contra a gripe
20/06/2018 17:46 em O que acontece..

Grupo prioritário com menor cobertura no estado é o das crianças.

A Paraíba atingiu a meta de vacinar 90% do público alvo durante a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe. Ao todo, foram aplicadas aproximadamente 823 mil doses, até esta quarta-feira (20). Pessoas dentro do perfil dos grupos prioritários devem se vacinar até a sexta-feira (22).

 

Entre os grupos prioritários, o de menor cobertura, na Paraíba, continua sendo o das crianças, com 80,30% de alcance. De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES-PB, Isiane Queiroga, a falta de conscientização dos pais é o que mais preocupa. “É muito importante que os pais levem seus filhos para serem vacinados e atualizar a caderneta de vacinação”, alertou.

“Atingir a meta dessa campanha da vacinação contra a influenza - que tem, inclusive, uma sazonalidade, que pode levar a muitas complicações por agravos de doenças como a influenza e as complicações nos grupos que são considerados de maior vulnerabilidade, de maior risco - é uma conquista importante para a Secretaria”, comentou a secretária de Saúde da Paraíba, Claudia Veras.

Campanha de vacinação contra a gripe

 

A vacina está disponível em todos os 236 municípios do estado, nas salas de vacinação das unidades de saúde, de acordo com a Secretaria. Para receber a dose - que deve proteger dos três tipos do vírus que circulam no país, A (H1N1, H3n2) e B - é preciso apresentar o cartão de vacinação.O público alvo envolve indivíduos com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); profissionais de saúde; e povos indígenas.

Além disso, também fazem parte do grupo portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e professores das escolas públicas e privadas.

Fonte:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS