Cinco refugiados da Venezuela são abrigados em Campina Grande
04/07/2018 18:41 em O que acontece..

Venezuelanos podem permanecer nos abrigos por até três meses. Doações poderão ser feitas para ajudar na acolhida dos imigrantes na cidade.

Cinco dos 44 imigrantes venezuelanos, que chegaram na Paraíba na terça-feira (3), serão acolhidos na Fazenda do Sol, em Campina Grande. Vindos do estado de Roraima, na região Norte do país, o grupo desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife e permancem em João Pessoa, passando por procedimentos legais para, em seguida, serem encaminhados para os locais onde serão abrigados. Em Campina Grande, está previsto para que os imigrantes cheguem nesta quinta-feira (5).

 

De acordo com coordenador da Fazenda do Sol, padre Sérgio Leite, a decisão de acolher os cinco imigrantes em Campina Grande foi uma iniciativa tomada na dinâmica da solidariedade em nome da Diocese. Segundo ele, “no primeiro momento o importante é dar abrigo, alimentação e estrutura digna para que eles possam retomar a própria vida”, disse padre Sérgio.

As famílias imigrantes venezuelanas, que estão sendo acolhidas por abrigos e casas religiosas do estado, foram trazidas da cidade de Boa Vista (RR) no avião do Exército Brasileiro, que está atuando em parceria com o Serviço Pastoral do Migrante (SPM). Na Paraíba, são 44 pessoas, incluindo 8 crianças, que serão abrigadas na cidade do Conde, na Casa do Migrante, e na Fazenda do sol, em Campina Grande.Segundo Roberto Saraiva, da coordenação executiva nacional do SPM, houve, nos últimos meses, diálogos com a diocese de Roraima e com parceiros, para viabilizar um ambiente mais favorável aos imigrantes. Os venezuelanos podem permanecer nos abrigos por até três meses, mas caso não consigam trabalho nesse período, o prazo de permanência pode ser revisto.Ao todo, foram 164 venezuelanos transferidos nesta terça-feira (3), que anteriormente estavam vivendo em abrigos públicos em Boa Vista. O processo foi organizado pela Casa Civil com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e os voos foram custeados pelo governo federal. Os imigrantes que aceitam ser transferidos têm que se regularizar no país.

 

Doações para os imigrantes na Fazenda do Sol

 

As pessoas podem colaborar com a acolhida dos imigrantes venezuelanos em Campina Grande. As doações podem ser feitas na Fazenda do Sol, localizada na BR-230, km 143, Santa Terezinha; via depósito ou transferência bancária, para SPM Casa do Migrante, na agência do Banco do Brasil 1345-5, conta 25.470-3.

Para mais informações, os interessados também podem entrar em contato pelos telefone: (83) 3338-2737 ou 99977-4013.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS