PF cumpre mandados na Paraíba em desdobramento da Lava Jato
04/07/2018 18:43 em O que acontece..

Operação Ressonância investiga esquema de corrupção em licitações na Saúde.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa, na manhã desta quarta-feira (4), durante a Operação Ressonância, um desdobramento da Lava-Jato. A Polícia Federal investiga um esquema de corrupção voltado para a formação de cartel e fraude em licitações para o fornecimento de equipamentos médicos e materiais hospitalares para a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e para o Instituto Nacional de Traumatologia (INTO). De acordo com a Polícia Federal na Paraíba, nao houve prisão no estado.

Aproximadamente 180 policiais federais cumprem 13 mandados de prisão preventiva, nove mandados de prisão temporária e 43 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Minas Gerais e no Distrito Federal. Na ação são investigadas 37 empresas e os crimes de formação de cartel, corrupção, fraude em licitações, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

As investigações, que se desenvolvem juntamente com o Ministério Público Federal (MPF), decorrem de elementos colhidos na Operação Fatura Exposta, deflagrada pela PF em abril de 2017.

Outros dados existentes em inquéritos, anteriormente instaurados pela Polícia Federal sobre o assunto, bem como elementos colhidos em processos administrativos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), também completam a apuração que indica a atuação de uma grande empresa do ramo de fornecimento de materiais e equipamentos médicos no sentido de manter sob influência a diretoria do INTO.

 

O objetivo dessa atuação seria direcionar os vencedores e os valores a serem pagos nos contratos de fornecimento do Instituto. Outras empresas interessadas em participar das licitações precisavam passar a integrar o cartel coordenado por essa grande empresa do ramo para ampliar as chances de sucesso.

Fonte:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS