Volume de serviços na PB cai 8,1% em relação a maio de 2017, diz IBGE
14/07/2018 11:52 em O que acontece..

Redução foi influenciada pela greve dos caminhoneiros, diz instituto.

O volume de serviços em maio de 2018, na Paraíba, teve uma redução de 8,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta sexta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o instituto, o resultado foi influenciado pela greve dos caminhoneiros que ocorreu nos últimos dez dias de maio. No contexto nacional, o levantamento aponta que o volume de serviços recuou 3,8% em relação ao mesmo mês em 2017, maior queda desde abril do ano passado (-5,7%).

Essa retração de 3,8%, como indica a pesquisa, é reflexo dos resultados negativos em todas as cinco atividades de divulgação, que são: serviços prestados às famílias; de informação e comunicação; profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços.

Dentre essas atividades, conforme informado no levantamento, as relacionadas aos transportes e correio tiveram o principal impacto negativo sobre o índice global, com uma retração de 7,8%.

 

Na Paraíba, quando comparado a abril (série com ajuste sazonal), o volume de serviços teve uma queda de 2,3%, ficando abaixo da média do Brasil, que sofreu uma redução de 3,8%.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS