Vacinação contra sarampo e poliomielite é antecipada para quarta-feira (1º), em João Pessoa.
31/07/2018 07:59 em Saude e Bem Estar

Vacinas serão aplicadas em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) até o dia 31 de agosto.

 

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo foi antecipada em João Pessoa e começa nesta quarta-feira (1º). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a imunização foi antecipada em relação à campanha nacional, que começa apenas na segunda-feira (6). Devem ser imunizadas crianças com idade de um ano até menores de cinco anos. As vacinas serão aplicadas em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) até o dia 31 de agosto.

Os pais devem levar o cartão de vacina das crianças para que o profissional de saúde avalie a situação vacinal e oferte as doses da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), conforme a necessidade encontrada. Na falta de comprovação vacinal, por motivos de perda do cartão de vacinas, as crianças deverão ser vacinadas conforme indicação para a faixa etária.

A campanha também ofertará a vacina que previne contra poliomielite ou paralisia infantil. De acordo com o chefe da seção de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, as crianças na faixa etária da campanha que tiverem comprovação vacinal de VIP (vacina injetável - vírus inativados), poderão receber a vacina VOP (duas gotinhas – vírus atenuado).

Já as crianças sem comprovação vacinal deverão receber a vacina injetável, pois será seu primeiro contato com o esquema vacinal da poliomielite. Neste caso, este tipo de vacina injetável não está na campanha, mas é ofertada nas USFs.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, os últimos casos de sarampos registrados em João Pessoa foram em 2010 (53 casos) e 2013 (seis casos). A SMS explica que o sarampo é uma infecção contagiosa, transmitida por um vírus. Os sinais envolvem principalmente alterações na pele, chamadas de exantema eritematoso, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar, podendo levar a complicações por encefalite, meningite, pneumonia, otite, complicações intestinais, entre outras.

Já a poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que possui como principal característica quadros de paralisia flácida súbita, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo por redução do tônus muscular.

 

 

Fonte:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS