PF realiza operação contra fraudes na concessão do auxílio-reclusão na PB
14/09/2018 15:03 em O que acontece..

Uma pessoa foi presa e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em João Pessoa. Operação Catena desarticulou esquema que teria começado em 2015.

Uma pessoa foi presa e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em uma operação deflagrada pela Polícia Federal entre a quinta-feira (13) e esta sexta-feira (14), em João Pessoa. A Operação Catena teve o objetivo de desarticular um esquema de fraude na concessão de benefícios previdenciários.

A investigação teve início em março de 2017, no âmbito da Força Tarefa Previdenciária. Conforme a PF, foram identificadas irregularidades na concessão de 23 benefícios, especificamente no auxílio-reclusão, que foram concedidos por uma servidora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde 2015. O prejuízo estimado com a fraude é de pelo menos R$ 1 milhão.

Segundo a polícia, os investigados obtiveram a concessão de benefícios para familiares de indivíduos que nunca tinham sido presos e também em razão de filhos de presidiários que nunca existiram.

Além dos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, também foi emitida uma ordem judicial de afastamento da servidora pública investigada das funções e determinada a suspensão de todos os benefícios objetos da fraude.

Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações. Somadas, as penas podem superar 20 anos de prisão.

A Operação Catena foi batizada em referência ao termo italiano que significa cadeia, e faz alusão ao tipo de benefício fraudado, o auxílio-reclusão.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS