Monumento 'Os Pioneiros da Borborema' é alvo de vandalismo em Campina Grande
21/09/2018 16:51 em O que acontece..

Um dos braços das estátuas foi quebrado. Prefeitura vai apurar prejuízos e pediu investigação à Polícia Civil.

Um dos cartões postais de Campina Grande, o monumento "Os Pioneiros da Borborema”, localizado às margens do Açude Velho, foi alvo de vandalismo na noite da quinta-feira (20). De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, um dos braços das estátuas foi quebrado.

 

Segundo a assessoria, o prefeito Romero Rodrigues recomendou que a Secretaria de Serviços Urbanos faça um levantamento sobre os prejuízos causados ao monumento e pediu que seja feita a restauração o mais rápido possível, principalmente levando em conta que no próximo dia 11 é o aniversário da cidade.

“A restauração, que não é simples, deverá ser realizada por uma equipe especializada nisso”, informou o assessor Marcos Alfredo. Além disso, a prefeitura vai recorrer à Polícia Civil para que sejam feitas as investigações sobre o caso.

 

Monumento inaugurado em 1964, no centenário da cidade

 

Inaugurado no centenário de Campina Grande, no ano de 1964, o monumento “Os Pioneiros da Borborema” virou ponto turístico do município. Instaladas às margens do Açude Velho, as estátuas foram trazidas do Rio de Janeiro e apresentam três figuras que ajudaram a criar a cidade.

O índio representa o início de tudo. A catadora de algodão faz referência à “Era de Ouro” de Campina Grande, quando o município se tornou o segundo maior exportador de algodão do mundo. E o tropeiro presta homenagem à vocação comerciária da cidade.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS