Empresa é condenada pelo TRT por instalar câmeras em vestiário, na Paraíba
15/06/2016 15:05 em Geral

Para o relator do processo o procedimento adotado pela empresa fere direito fundamental

 

Uma empresa de móveis de Campina Grande foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho por ter instalado câmeras de segurança no vestiário do estabelecimento. A funcionária que denunciou o caso vai receber indenização, cujo o valor não foi divulgado.


Na decisão, a Justiça do Trabalho entendeu que não sendo o vestiário espaço público, mas que tem a finalidade de garantir ao trabalhador o manuseio de seus objetos pessoais e a preparação para a sua jornada de trabalho, não há justificativa plausível para o monitoramento das atividades do obreiro naquela dependência.

Para o relator do processo, desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, o procedimento adotado pela empresa fere direito fundamental, não se admitindo que a garantia constitucional seja mitigada. Ele concluiu que o simples fato de o empregador instalar câmera de vigilância no vestiário, ambiente não destinado ao exercício do trabalho, já é suficiente para demonstrar a prática de atentado à intimidade do trabalhador.

A Sessão Ordinária de julgamento foi realizada no último dia 17 de maio, com a presença do desembargador Francisco de Assis Carvalho e Silva, que presidiu os trabalhos, e dos desembargadores Edvaldo de Andrade e Wolney de Macedo Cordeiro e do procurador do Trabalho, José Caetano dos Santos Filho.

 

Rádio Caruá Fm

Com: Portal Correio

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!