Megatelescópio poderá encontrar vida fora da Terra
02/07/2016 09:47 em Ciencia e Tecnologia

ESO planeja construir o E-ELT, com um espelho de 39 metros de diâmetro, no deserto do Atacama

 

Estamos sozinhos no Universo? Para responder à clássica pergunta, os membros do Observatório Europeu do Sul (ESO) aprovaram a construção do E-ELT (Telescópio Europeu Extremamente Grande), que será o maior telescópio do mundo, com um espelho de 39 metros de diâmetro. A obra será feita no Cerro Armazones, no deserto chileno, e deve ficar pronta em 2025.

A logística e a complexidade tecnológica do E-ELT são grandes desafios. O telescópio terá mais de 90 metros de altura e 100 metros de largura. O topo do Cerro Armazones foi reduzido em 6 metros para um nivelamento. A área total, incluindo estacionamento e outros equipamentos tecnológicos no topo da montanha, chega perto do tamanho da Vila Belmiro, estádio do Santos.

O valor total da obra é de 1,1 bilhão de euros (cerca de R$ 4,8 bilhões). Para que um projeto entre em execução no ESO, é necessário obter pelo menos 90% da verba, segundo definição dos 15 países europeus membros da entidade. E o Brasil, apesar de estar na América do Sul, afeta diretamente esse planejamento.


“Não é fácil construir um telescópio de quase 100 metros de altura”, afirmou Heinz. “Ainda mais pelo fato de estarmos no meio do deserto do Atacama, e com altitude de mais de 3 mil metros. Pelo menos 200 pessoas trabalharam na construção da estrada e da terraplenagem. Agora, aguardamos a definição da empresa vencedora da licitação para começar a parte tecnológica”, explicou o alemão.

 

Rádio Caruá Fm

Com: Band.com

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!