Conheça a antiginástica, técnica famosa no mundo
02/07/2016 09:52 em Saude e Bem Estar

Método foi criado por terapeuta na década de 70

 

Com movimentos simples como mexer os dedos dos pés, colocar a língua para fora ou girar os olhos, a antiginástica promete libertar o corpo das armadilhas nas quais caiu ao longo dos anos. A técnica é um método de bem-estar criado no início dos anos 1970 pela terapeuta francesa Thérèse Bertherat, autora do Best-seller "Le corps a ses raisons", publicado no Brasil com o nome de "O corpo tem suas razões".
    
A antigym, como também é chamada, tem como fundamento o prestar atenção no corpo, com a ajuda de movimentos fáceis, mas potentes, que usam bastante os músculos. Proposta como alternativa à ginástica tradicional, a técnica promete aos seus praticantes encontrar energia, além de melhorar a flexibilidade e a mobilidade, liberando a respiração e afugentando o estresse.
    
"É dito que é necessário que o nosso corpo se fortaleça, sue e transpire. Para conquistar a força, nos matamos na bicicleta, corremos até perder o fôlego, levantamos peso. Mas o que deveríamos fazer antes é abrir os olhos e reservar um tempo para observar o nosso corpo e compreender como ele funciona", explica Bertherat.
    
Nascida há cerca de 40 anos, justamente quando a moda do "conheça seu corpo" começou a se propagar, a antiginástica vê o corpo como um organismo inteligente, com história e memória, que não pode ser dominado à força ou colocado em um adestramento sistemático.
    
Assim, cada vez que se senta, começa uma espécie de teste que permite localizar, com precisão, aquilo que, dos pés à cabeça, limita o corpo. O praticante da antigym mais experiente pede ao iniciante que se coloque em uma posição precisa e rigorosa. Esta exige toda a amplitude da musculatura e, para mantê-la, o corpo se contorce. Nesta etapa, bolas são levantadas, cruzam-se as pernas e mexem-se os dedos dos pés.
    
Já a segunda fase da aula - que geralmente se pratica em grupos reduzidos e com o apoio de pequenos adereços, como bastões de madeira, bolas e colchões - leva os participantes a entrarem em contato com os nós dos músculos. Pouco a pouco, o corpo vai relaxando e tomando consciência de si mesmo.
    
Entre os resultados da antiginástica, estão o melhoramento do tônus muscular, a diminuição do estresse e das tensões corporais, o desenvolvimento da mobilidade e da coordenação, mas também o fim de contraturas e dores musculares e articulares, que causam cansaço.

 

Rádio Caruá Fm

Com: ANSA

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!