Falha de atualização do Google Chrome pode permitir invasão, diz STI da UFPB
07/03/2019 14:59 em O que acontece..

Nota emitida pelo órgão orienta comunidade acadêmica a atualizar o navegador para evitar ataques aos dispositivos pessoais.

Uma falha de segurança no navegador Google Chrome foi informada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB na quarta-feira (6). De acordo com a STI, conforme nota emitida pelo órgão, uma falha na atualização do navegador permite que a execução de comandos no dispositivo do usuário sem o seu consentimento e, até mesmo, o controle total do dispositivo, seja um computador ou o celular.

 

O comunicado da STI informa que, junto com a divulgação da falha, foi disponibilizada uma atualização (versão 72.0.3626.121), a qual teria corrigido tais vulnerabilidades. Também orienta os usuários para atualizar a versão do Chrome para Windows: basta no menu clicar em ajuda e selecionar Sobre o Google Chrome, ou digitar na barra de endereços: chrome://settings/help (sem as aspas).

“Até o momento, não há notícia de que outros navegadores (como Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Safari e Opera) estejam vulneráveis a essa falha específica. Entretanto, como o Google e o analista que a descobriu ainda não forneceram maiores informações a respeito, não se sabe se essa poderá afetar outros browsers”, informa a nota.

A STI da UFPB recomendou que qualquer software (tanto sistemas operacionais, quanto aplicativos) deve ser utilizado na versão mais recente recomendada pelo fabricante. Ainda de acordo com a STI, o software que não têm mais suporte e não recebe mais atualizações pode estar vulnerável a ataques de diversas naturezas e deve ser substituído.

"Diante da gravidade da falha, a STI recomenda fortemente à comunidade que, nos dispositivos usados no desempenho de suas atividades acadêmicas e profissionais, e da mesma forma nos particulares, só seja utilizado o Google Chrome se o usuário tiver certeza de que a versão é igual ou superior à 72.0.3626.121", explica a nota.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS