Cubano abandona 'Mais Médicos' e deixa carta: 'Vou para os EUA'
12/08/2016 08:56 em Mundo

Profissional trabalhava há dois anos na unidade de saúde em Pongaí (SP).

 

Um médico cubano do programa "Mais Médicos" abandonou o posto de trabalho em Pongaí, no interior de São Paulo, nesta semana. Ele deixou uma carta de despedida para os colegas e pacientes explicando os motivos porque estava deixando o emprego. Em um trecho da mensagem, Jesus Brito Vargas diz que estava indo para os Estados Unidos "tentar a vida".

Segundo a prefeitura, Jesus trabalhava há mais de dois anos na única unidade de saúde da cidade, como médico do programa saúde da família. Na segunda-feira (8), ele avisou que estava passando mal e não iria trabalhar. Na terça, não apareceu e também não informou o motivo da ausência.

 

Funcionários da saúde foram até a casa dele e encontraram uma carta de despedida em cima da mesa, agradecendo a prefeitura, os colegas e pacientes, mas dizendo que iria para os Estados Unidos.

Na carta ele ainda diz que foi difícil tomar a decisão e explica que seu contrato com o programa “Mais Médicos” terminaria no final do ano e ele não queria voltar para Cuba. “Estou indo embora, pois eu não queria voltar para Cuba, pois muitas vezes expliquei para você a situação que Cuba tem com a economia e não consegui ficar no Brasil. Eu tinha que ir embora em fevereiro ou março do ano próximo e eu não queria voltar para Cuba, porém tive que tomar a decisão de ir embora para os Estados Unidos.”

 

A prefeitura informou que comunicou o Ministério da Saúde sobre o caso e vai aguardar orientações. O Ministério da Saúde informou que as vagas desocupadas por médicos brasileiros e de outras nacionalidades selecionadas por edital são repostas por meio de chamadas trimestrais. No caso dos médicos cubanos, a substituição é feita diretamente pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) com o governo de Cuba.

 

Rádio Caruá Fm

Com G1 São Paulo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!