‘NY Times’ destaca sucesso da Olimpíada e afirma estar cansado de histórias negativas
15/08/2016 14:59 em Mundo

O texto ainda destaca que o Brasil realizou uma cerimônia de abertura magnífica

 

O jornal norte-americano “New York Times” provocou a ira dos brasileiros numa reportagem neste domingo ao afirmar que o biscoito Globo, tradicional do Rio de Janeiro, é sem gosto. Mas nesta segunda-feira, um editorial do jornal dá um tom bem diferente, destacando o sucesso dos Jogos Olímpicos, e afirma estar cansado das histórias negativas sobre o Brasil. “O mundo desenvolvido não gosta que países em desenvolvimento organizem um grande evento esportivo”, sentencia.

A publicação relembra como o país mudou nos últimos 30 anos, quando havia inflação galopante e as pessoas brincavam que a única saída para o país era o aeroporto internacional. Agora, segundo o jornalista Roger Cohen, o Brasil tem crescido e seus problemas persistem, mas só um tolo poderia negar que o Brasil terá um grande papel no século 21. “Como qualquer um que vai os Jogos Olímpicos deve sentir, o Brasil tem uma poderosa e alegre cultura nacional. É a terra do 'Tudo bem'”.

O editorial do jornal segue afirmando que as Olimpíadas do Rio, assim como a Copa do Mundo da África do Sul em 2010, foram alvo de críticas porque o mundo desenvolvido não gosta que um país desenvolvido organize um grande evento esportivo. “Não me lembro de repórteres indo até os mais pobres para encontrar pessoas dispostas a resmungar sobre os Jogos Olímpicos de Londres 2012”, pondera.

“Estou cansado, muito cansado, de ler histórias negativas sobre estes Jogos Olímpicos brasileiros: a raiva nas favelas, a violência relacionada com as drogas, o abismo permanente entre ricos e pobres, as dificuldades organizacionais ocasionais, o doping russo, o mosquito brasileiro, o dinheiro que supostamente poderia ter sido gasto melhor do que a ampliação do Metrô que agora vai do centro para a Barra da Tijuca”, diz o texto do “Times”.

O texto ainda destaca que o Brasil realizou uma cerimônia de abertura magnífica, e é responsabilizado por não ter resolvido cada um dos seus problemas sociais a tempo para os Jogos. “Estes Jogos Olímpicos são bons para o Brasil e bom para a humanidade, um tônico necessário. Assista Usain Bolt ou Simone Biles e sinta-se bem”, aconselha o “NY Times”, afirmando que a vitória da judoca Rafaela Silva é uma inspiração e a imagem favorita desses Jogos.

 

Rádio Caruá Fm

Com Extra

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!