Garrafa pet é usada por agricultores para irrigação de plantações de hortaliças
16/08/2016 09:09 em Curiosidades

Os resultados têm sido satisfatórios

 

 

A garrafa pet está sendo usada cada vez mais por agricultores familiares para a irrigação de suas plantações de hortaliças e frutíferas, com a orientação técnica da Emater-PB, empresa de extensão rural integrante da Gestão Unificada, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

 

Trata-se de um sistema artesanal já usado em outras regiões do país, que se mostra eficiente, econômico e de fácil de manuseio. 

 

Segundo o agrônomo José Marinho de Lima, com uma garrafa pet o agricultor pode instalar um sistema de gotejamento simples e barato para irrigação de plantas sem desperdiçar água. O fluxo é feito de forma contínua, em pouca quantidade, pois a água passa por um pequeno furo aberto no fundo ou na tampa da garrafa, e forma um bulbo molhado diretamente no tronco da planta.

 

Desta maneira, a terra fica sempre úmida, com pequena perda de água pela evaporação. O reservatório (garrafa pet) é reabastecido e o processo se renova. 

 

Este processo, inclusive, está sendo levado ao conhecimento de agricultores familiares integrantes do Projeto Ecoprodutivo, que vem sendo desenvolvido pela Gestão Unificada e parceiros, a exemplo das ações executadas no Assentamento Pitombeira, no município de Várzea. 

 

Os resultados têm sido satisfatórios e nas comunidades onde o projeto é apresentado os agricultores têm aceitado e, em pouco tempo, reconhecem como sendo uma alternativa para a convivência com a escassez de água no semiárido, sem deixar de produzir frutas e verduras em seus quintais produtivos. 

 

Rádio Caruá Fm

Com Cariri de Cá

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!