Verão tem previsão de temperaturas mais quentes que nos últimos anos na Paraíba
22/12/2023 09:48 em O que acontece..

Com a influência do El Ninõ, especialista explica que é possível que as temperaturas voltem a ficar acima da média neste verão. Também existe previsão de chuvas na região do Sertão.

O verão começou na madrugada desta sexta-feira (22). Na Paraíba, a previsão é de que, assim como foi na privamera, a estação tenha temperaturas mais quentes em comparação com os anos anteriores. A expectativa também é de chuvas na região do Sertão. O verão segue até o dia 20 de março de 2024. "Como estamos em um evento de El Niño forte, a perspectiva é de termos temperaturas, em média, mais altas, em comparação com os últimos anos. Aliás, era o que já vínhamos experimentando na primavera", explica o meteorologista e professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Enio Pereira.O verão é caracterizado, basicamente, por dias mais longos que as noites e pelo aumento da temperatura do ar. Na Paraíba, começa a pré-estação das chuvas nas regiões do Alto Sertão e Sertão. "Que fique claro, não quer dizer que vai chover o tempo todo. Só significa que as condições estarão favoráveis. Chover, ou não, depende de outras condições", ressalta Enio Pereira. 

Ondas de calor 

O metereologista ressalta que é possível que ondas de calor aconteçam. "No momento estamos tendo dias amenos e chuvosos por conta da atuação de uma onda tropical de escala planetária, chamada de oscilação de Madden-Julian (OMJ). É uma onda que fica dando a volta no planeta, de oeste para leste, na alta troposfera da região intertropical. Dependendo da fase que esteja sobre uma região, pode favorecer ou suprimir chuvas".

Temperaturas variáveis

O especialista relata que geralmente as temperaturas do verão são variáveis e, ainda mais com a presença ilustre do El Niño.

"Esse 'menino' costuma bagunçar as coisas. Evidentemente, o verão, tipicamente, atinge seu pico de temperaturas entre janeiro e fevereiro. Dependendo das condições que favorecem ou desfavorecem a formação de nuvens e chuvas, poderemos ter uma alternância de períodos mais amenos com períodos mais quentes", comentou.

Além disso, Enio recomenda que as pessoas:

Usem protetor solar;

Se hidratem bastante;

Acompanhem a atualização da previsão do tempo; e

Que curtam o verão.

COMENTÁRIOS