Vacinação contra a dengue pelo SUS na Paraíba vai começar por 14 cidades; saiba quais
26/01/2024 11:46 em O que acontece..

Primeira fase da vacinação começa em fevereiro, e vão ser vacinadas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde vai começar em fevereiro de 2024 para o público de 10 a 14 anos. Na Paraíba, vão ser 14 cidades contempladas no início da imunização, todas que fazem parte da 1ª Região Mata Atlântica:

 

Cidades da Paraíba que vão receber a vacina da dengue pelo SUS:

Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde anunciou quais cidades vão receber as primeiras doses da vacina da dengue e começar a imunização gratuita no país. A vacina contra a dengue será aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro.

Segundo o Ministério da Saúde, as regiões de saúde selecionadas para iniciar a vacinação contra a dengue atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.

Com isso, 16 estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem os requisitos para o início da vacinação a partir de 2024.

 

Como vai funcionar a vacinação contra da dengue pelo SUS?

 

Vão ser vacinadas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas.

Apesar de o grupo mais atingido ser o de idosos, a vacina não foi autorizada pela Anvisa para essa população porque não foram feitos estudos para avaliar a eficácia da vacina em pessoas com mais de 60 anos.

esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

 

Doses da vacina da dengue disponíveis

 

A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado (20). Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro.Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta contratou 9 milhões de doses.

Fonte:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS