Paraíba registra 129 pessoas mortas em crimes violentos em janeiro de 2018
22/03/2018 14:47 em O que acontece..

Dados do Monitor da Violência apontam que Paraíba obteve uma taxa de 3,18 mortes por 100 mil habitantes em janeiro.

Foram registrados 129 crimes com mortes violentas em janeiro de 2018 na Paraíba. O dado, levantado pela Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (Seds), integra o Monitor da Violência do G1, que vai acompanhar as mortes violentas mês a mês em todos o país.

Em um dado comparativo, somente no mês de janeiro, a taxa de mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes na Paraíba foi de 3,18. No Brasil, em janeiro deste ano, foram registrados 3.278 crimes violentos. Somente no ano passado, o Brasil teve 59.103 vítimas assassinadas – uma a cada 9 minutos, em média.

O dado, inédito, contabiliza todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais. O comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, comentou que os esforços do estado resultou em seis anos de redução das mortes violentas na Paraíba.

 

"Conseguimos reduzir aproximadamente 28% nesse período, com muito estudo e trabalho baseado no dados. O monitoramento diário nos aponta que em 2018 haverá uma continuidade dessa redução", comentou o coronel Chaves.

O coordenador do núcleo de Direitos Humanos da UFPB e do grupo de pesquisa em Violência e Segurança, Paulo Moura, destacou que a escalada no número de mortes violentas evidencia uma necessidade de uma política nacional de segurança.

"É indispensável o combate integrado ao crime organizado, sem uma integração nacional, o crime organizado não será combatido. É preciso incluir as polícias no ciclo completo policial, ou seja, que as duas, Militar e Civil, tenham o poder de investigar. Sem a valorização, formação e capacitação dos profissionais de segurança fica inviável a constituição de políticas públicas exitosas", comentou.

FONTE:https://g1.globo.com

 

 

 

COMENTÁRIOS