Rama Dantas defende estatização de todo sistema de saúde em entrevista ao JPB1
14/09/2018 15:10 em O que acontece..

Candidata ao governo pelo PSTU foi entrevistada no JPB 1ª Edição desta sexta-feira.

A candidata do PSTU ao governo da Paraíba, Rama Dantas, defendeu a estatização de todo o sistema de saúde durante entrevista ao JPB 1ª Edição, nesta sexta-feira (14). Confira abaixo a entrevista na íntegra.

 

No plano de governo da candidata do PSTU, a segurança pública é um assunto que aparece como prioridade. Rama Dantas diz que, se for eleita, deve começar um trabalho de combate à violência ainda na infância, dentro das comunidades. E garante que vai promover a capacitação de quem trabalha no setor. Ela ainda defende a criação de um grande plano de obras públicas voltadas para resolver necessidades básicas da população como moradia, saúde e educação e, com isso gerar emprego e renda.JPB1: De acordo com a pesquisa Ibope, 71% dos entrevistados citaram a saúde como principal item a ser priorizado pelo próximo governador. Qual a sua proposta para a saúde?

Rama Dantas: Nós defendemos a estatização do serviço de saúde. Estatizar todo o sistema, porque a gente acredita que quando todos tiverem que ir para o mesmo hospital, para a mesma UPA, para o mesmo PSF, a gente vai ter efetivamente uma mudança concreta no atendimento.

JPB1: O ensino médio das escolas públicas da Paraíba não atingiram a meta do Ideb, de acordo com os dados que foram divulgados pelo Ministério da Educação, na última segunda. Qual a sua proposta para a educação do estado?Rama Dantas: [As escolas de tempo integral são uma] política deliberada de precarizar mais ainda a educação pública em detrimento da educação privada, onde você tinha uma estrutura que era uma escola de dois turnos, ele transforma numa escola integral e não faz um refeitório, um banheiro, não capacita os profissionais. Então virou um depósito de adolescentes.

JPB1: A taxa de desemprego no brasil, segundo dados do IBGE, é de 12,4%. Aqui na Paraíba, há muita gente sem emprego formal. Qual a sua proposta econômica para a geração de emprego na Paraíba?

Rama Dantas: Nós já pagamos o que devíamos [ao Governo Federal]. Essa dívida não pertence aos trabalhadores. Se a gente pega esse dinheiro, não só resolve algumas questões emergenciais da sobrevivência dos trabalhadores, como vai estar gerando emprego e vai estar gerando renda pros trabalhadores.

JPB1: Qual a sua proposta para a área de mobilidade urbana aqui no estado?

Rama Dantas: A gente defende um processo de estatização dos transportes públicos para permitir que a gente tenha um transporte público de qualidade, com baixo custo para os trabalhadores e com gratuidade para os estudantes.

 

Data das entrevistas

 

A candidata não pontuou na última pesquisa Ibope, realizada no dia 24 de agosto, e, por isso, não participou das entrevistas ao vivo do JPB 1ª Edição e do G1 Paraíba. Porém, nesta sexta-feira (14), foi exibida uma reportagem com propostas e ideias da candidata.

A ordem e as regras foram definidas em reunião com a presença dos assessores dos candidatos. Com definição por sorteio, veja a ordem das entrevistas:

•10/09, segunda-feira: Zé Maranhão (MDB)
•11/09, terça-feira: João Azevêdo (PSB)
•12/09, quarta-feira: Lucélio Cartaxo (PV)
•13/09, quinta-feira: Tárcio Teixeira (PSOL)
•14/09, sexta-feira: Rama Dantas (PSTU)

Fonte:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS