O que dizem os programas dos candidatos ao governo da PB sobre segurança pública
29/09/2018 13:02 em O que acontece..

Entre as ideias apresentadas, há aumento do efetivo policial e investimento em inteligência e monitoramento.

G1 resume os principais pontos das propostas de governo dos 5 candidatos ao Governo da Paraíba nas Eleições de 2018, sobre o tema segurança pública. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):

 

 

João Azevêdo (PSB)

 

 
João Azevedo (PSB) — Foto: Krys Carneiro/G1João Azevedo (PSB) — Foto: Krys Carneiro/G1

João Azevedo (PSB) — Foto: Krys Carneiro/G1

Resumo: O plano é dividido em dois conjuntos de propostas e compromissos: gestão e estrutura, e administração penitenciária. O documento promete criar os Centros de Comando e Controle em João Pessoa, Campina Grande e Patos, reforçando a inteligência e o monitoramento na segurança pública. Na mesma linha, está incluso no plano a efetivação do Projeto Delta, para integrar os recursos de mobilidade terrestres e aéreos.

João Azevêdo também promete criar dois novos batalhões da Polícia Militar e duas novas áreas integradas de segurança pública, implantar novos Institutos de Polícia Científica (IPC) e Núcleos de Medicina e Odontologia Legal (Numol), além de melhorar o trabalho do Corpo de Bombeiros e do Samu. Entre outras medidas, ainda no conjunto gestão e estrutura, o candidato promete implantar o programa Escola Pela Paz, para instalar identificação biométrica nas escolas.

No conjunto sobre administração penitenciária, João Azevêdo promete ampliar o projeto de incentivo ao trabalho dos apenados em regime semiaberto e aberto, além da ampliação de vagas no sistema penitenciário e requalificação dos serviços de saúde. Entre as promessas que envolvem os detentos, há o fortalecimento das medidas de ressocialização. Para os agentes penitenciários, pretende fortalecer planos de cargos, carreiras e remunerações.

 

José Maranhão (MDB)

 

 
Zé Maranhão (MDB) — Foto: Reprodução/TV Cabo BrancoZé Maranhão (MDB) — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Zé Maranhão (MDB) — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Resumo: O plano de governo do candidato Zé Maranhão (MDB), no que tange à segurança pública, está distribuído em quatro eixos. No de gestão de pessoas, nas principais promessas, está a revisão dos planos de cargos, carreira e remuneração do servidores públicos do sistema de segurança pública e defesa social, bem como melhorar o salário anualmente. Além disso, pretende estabelecer subsídio para a aquisição de moradia, implementar política de prevenção à saúde, nomear todos os concursados e realizar concursos públicos anualmente.

Sobre gestão logística, Maranhão promete adquirir armamento individual para integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, agentes penitenciários, peritos e Detran. No documento, também consta a renovação da frota de veículos e modernização do IPC. No item gestão de inteligência, o candidato pretende ampliar a troca de informações entre os órgãos federais e o Ministério Público sobre as atividades das organizações criminosas, além da integração entre os setores de inteligência dos órgãos do sistema de segurança pública e defesa social.

Na área de gestão operacional, no plano, Maranhão promete construir centros de comandos de controle integrados regionais, desenvolver operações nas principais divisas, implementar as guardas municipais, efetivar um plano estadual de segurança pública, implantando tecnologia moderna e criar programa de videomonitoramento. Além disso, pretende também aumentar o efetivo policial.

Lucélio Cartaxo (PV)

 

 
Lucélio Cartaxo (PV) — Foto: Krys Carneiro/G1Lucélio Cartaxo (PV) — Foto: Krys Carneiro/G1

Lucélio Cartaxo (PV) — Foto: Krys Carneiro/G1

Resumo: O tema segurança pública está inserido no plano de governo do candidato Lucélio Cartaxo (PV), no que ele chama de Eixo 3, onde aborda a qualificação e regionalização dos serviços. Entre as promessas, está o aumento do efetivo policial, com a realização de concursos. O documento também promete implantar o centro de monitoramento e controle nas cidades de Campina Grande, Patos e Guarabira.

O candidato também promete intensificar o fortalecimento nas divisas entre a Paraíba e os estados vizinhos Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Além disso, pretende instalar na rede estadual de ensino câmeras, sensores de infravermelho e central de monitoramento.

O documento também cita a criação de casas de apoio voltadas para dependentes químicos, pessoas em situação de vulnerabilidade e em situação de rua, além da modernização da Polícia Científica. Para o sistema prisional, será ampliada e requalificada as ações de ressocialização e profissionalização dos apenados, além de acionar medidas de formação dos agentes e prevenção contra fugas e abusos de poder.

 

Rama Dantas (PSTU)

 

 
Rama Dantas (PSTU) — Foto: DivulgaçãoRama Dantas (PSTU) — Foto: Divulgação

Resumo: No plano de governo de Rama Dantas (PSTU), a segurança pública está imersa na discussão sobre descriminalização dos movimentos sociais e desmilitarização da Polícia Militar, sendo essa uma de suas propostas. O projeto também defende o fim da Força Nacional de Segurança, fim das intervenções militares nas comunidades pobres e o direito dos trabalhadores à autodefesa e ao armamento.

Entre as propostas do plano de governo, também está a eleição direta para delegados e juízes nos bairros, que devem ser controlados por comitês populares locais. Rama Dantas promete o direito de greve e de sindicalização para a segurança pública, além de garantir reajuste imediato nos salários das forças de segurança, com direitos garantidos.

Além disso, a candidata também promete no plano de governo o fim da descriminalização dos movimentos sociais e legalização das drogas como política para acabar com o narcotráfico.

 

Tárcio Teixeira (PSOL)

 

 
Tárcio Teixeira (PSOL) — Foto: Diogo Almeida/G1Tárcio Teixeira (PSOL) — Foto: Diogo Almeida/G1

Tárcio Teixeira (PSOL) — Foto: Diogo Almeida/G1

Resumo: No plano de governo do candidato Tárcio Teixeira (PSOL), sobre a segurança pública, está a promessa de combater a criminalização dos movimentos sociais, autonomia administrativa e financeira da Polícia Civil, desvinculação política e maior autonomia nas investigações, além de ter um setor de inteligência na segurança pública como prioridade e envolver as categorias investigativas no Conselho Gestor da Polícia Civil.O documento também defende “justiça salarial” para os profissionais da segurança pública e tirar os agentes penitenciários e os policiais civis do piso salarial, evitando a diminuição de 40% dos salários em caso de aposentadoria ou acidente de trabalho. O candidato promete, ainda, garantir o pagamento de hora extra e adicional de risco de vida, além de fortalecer a ouvidoria da polícia e a apuração de denúncias de violência policial.

Como alguns outros candidatos, Tárcio também pretende ampliar o Gemol. No interior, ele promete fortalecer os direitos das mulheres, da polícia comunitária e criar do Grupo Especial Comunitário de Enfrentamento à Violência no Campo. No plano também está previsto a nomeação dos aprovados nos concursos em aberto e a realização imediata de concurso público para os profissionais da segurança pública.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS