Lei cria política de diagnóstico e tratamento da depressão em Campina Grande
28/10/2019 10:34 em O que acontece..

Objetivo é tornar mais efetiva a identificação de pacientes com depressão nas unidades de saúde para assim acompanhar mais de perto cada caso individualmente.

Foi instituída, em Campina Grande, a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão na Rede Pública de Saúde. O projeto de lei tinha sido aprovado pela Câmara Municipal de Campina Grande e foi sancionada pelo prefeito Romero Rodrigues, segundo consta no Semanário Oficial de Campina Grande que foi publicado nesse fim de semana.

 

Na prática, a lei reconhece a depressão como um problema de saúde pública e, entre outras atribuições, cria um programa de diagnóstico e de tratamento do problema entre a população local.

O texto da lei não dá muitos detalhes sobre como o programa vai funcionar, mas já antecipa que será de responsabilidade dos servidores que atuam nas unidades de saúde do município detectar sinais de depressão nos pacientes para, a partir daí, cadastrá-los numa base de dados, o que permitirá um tratamento e um acompanhamento mais adequado de cada caso.A lei sancionada prevê também a realização de convênios com as iniciativas pública e privada na medida que a demanda se mostrar necessária. Promovendo também pesquisas científicas, trabalhos de conscientização e reuniões informativas para diminuir o alcance da doença na população.

Segundo o último relatório da Organização das Nações Unidas, estima-se que existam atualmente cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrendo de depressão, número que representa um aumento 18% maior com relação ao relatório anterior. No Brasil, são 11,5 milhões de pessoas com depressão, o que significa 5,8% da população.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS