Barraca atingida por incêndio na UEPB é reinaugurada após doações; 'somos gratos às pessoas'
29/10/2019 10:45 em O que acontece..

Comerciante teve barraca de lanches destruída após incêndio na UEPB, em Campina Grande. Nova barraca foi inaugurada na manhã desta terça-feira após campanhas feitas por estudantes.

A barraca de lanches destruída após um incêndio, na Central de Aulas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, foi reinaugurada na manhã desta terça-feira (29) após doações de estudantes da instituição e de outras pessoas que realizaram campanhas para ajudar os donos do estabelecimento a reconstruírem o local de trabalho. Quase três meses após o fogo que destruiu a barraca, Antônia Januária e o marido, Valério, agora podem recomeçar.

 

 

“Somos eternamente gratos às pessoas. Só peço a Deus todos os dias por elas, porque ninguém tinha obrigação de me ajudar, mas eles se empenharam demais nisso e hoje estamos aqui de novo. O incêndio destruiu tudo muito rápido, mas a ajuda que a gente recebeu foi mais rápida ainda”, diz Antônia Januária, dona da barraca.O 
incêndio na barraca de lanches de Antônia e Valério foi registrado na noite do dia 8 de agosto deste ano. O fogo destruiu completamente a barraca que ficava por trás do prédio da Central Integrada de Aulas (CIA) da UEPB. A suspeita era de que o fogo atingiu o local após um vazamento de gás de cozinha.
Toinha, como é carinhosamente chamada pelos estudantes e amigos da UEPB, estava no local no momento do incêndio e teve um ferimento na perna e queimaduras no braço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrê-la. Os bombeiros chegaram ao local e conseguiram apagar o fogo por completo por volta das 19h20.

A inauguração da nova barraca foi possível após várias pessoas se unirem para ajudar Toinha a reconstruir o estabelecimento. Para ajudar a comerciante, estudantes, professores e amigos da UEPB começaram uma campanha na internet para arrecadar dinheiro e doações. A ideia da “vaquinha online” foi para juntar o dinheiro necessário para a reconstrução da barraca de lanches no local.

 

“É muito gratificante. Todos ajudaram muito e agora a gente quer dar o melhor pra todo mundo. Graças a Deus, a nossa barraca já está aberta novamente, mas agora tudo é diferente, a própria estrutura é diferente e isso tudo graças a todas essas pessoas que nos ajudaram”, conta a comerciante.

Além da “vaquinha online” na internet, os estudantes também organizaram um brechó para arrecadar dinheiro para a construção da nova barraca. "Já na primeira semana após o dia do brechó, o dinheiro veio diretamente pra minha mão e então eu fui comprando tudo de novo. Mesmo debilitada, não consegui ficar parada. O empenho dessas pessoas em me ajudar me deu muita força, só queria recomeçar”, relata Toinha.

A comerciante lembra que no dia 8 de novembro já seriam três meses após o incêndio. “É muito gratificante saber que você não tá só, sabe. A gente conseguiu abrir antes dos três meses, então eu ainda não consigo acreditar como tudo foi tão rápido, graças a todas essas pessoas nós já estamos aqui de novo, na correria desse trabalho que a gente ama fazer”.

“Tem pessoas que me ajudaram que eu nem conheço. Tem uma senhora, Marta, que não faço ideia de como ela é, mas ela nos deu um fogão de seis bocas, panelas, talheres, muita coisa. Que mulher do coração enorme! Ela, assim como todos os outros, me mostraram que eu podia começar tudo sem medo”, destaca Toinha.

 

“Deus não me queria lá em cima. Hoje eu tenho esses estudantes da UEPB como os meus filhos, o que eles precisarem vão poder contar comigo”, conclui a comerciante.

Incêndio atingiu barraca no dia 8 de agosto

 

O incêndio na barraca foi registrado na noite do dia 8 de agosto deste ano, na Central Integrada de Aulas (CIA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. O caso foi notificado por volta 18h40. O Corpo de Bombeiros confirmou a solicitação do incêndio, que foi apagado por completo por volta das 19h20.

O médico socorrista disse em entrevista à TV Paraíba que, apesar dos ferimentos, a comerciante estava bem e consciente. Antônia Januário dos Santos, de 49 anos, foi encaminhada para o Hospital de Trauma de Campina Grande. A assessoria de imprensa da unidade informou que ela teve queimaduras de 1º e 2º graus, mas que o estado de saúde dela era estável.

 
Também em entrevista à TV Paraíba, uma professora disse que estava passando ao lado da barraca quando escutou uma explosão e já percebeu as chamas. Ela disse que a comerciante foi retirada do local pelo teto da barraca com a ajuda de um rapaz. "Ele salvou a vida dela", disse a professora Vânia.
FONTE:https://g1.globo.com

 

 
COMENTÁRIOS