Mais de 100 mil usuários já foram atingidos pelo novo golpe do WhatsApp.
09/11/2016 - 15h27 em Dicas
"Whats Espião" leva o usuário a compartilhar e fazer download de link falso.
 
Um novo golpe do WhatsApp, que já afetou mais de 100 mil usuários, foi identificado pela empresa de segurança PSafe. O ataque finge oferecer uma nova função no aplicativo: a de saber o que e com quem os seus contatos estão conversando. Para isso, é preciso acessar um link falso, que aparece no próprio app, fazendo com que você corra o risco de ter os seus dados expostos e roubados. 
 
Para ativar o recurso, o falso comunicado induz o usuário a compartilhar o link com dez amigos e baixar o WhatsEspião, a tal "nova" funcionalidade. Em seguida, a vítima é orientada a preencher os seus dados em sites maliciosos, deixando o aparelho vulnerável a outros tipos de crimes. O prejuízo também é financeiro, já que o vírus cadastra o número do usuário em um serviço pago de SMS.
 
Para evitar esse e outros golpes, o CEO da PSafe recomenda que os smartphones sempre tenham um antivírus instalado, e que os downloads sempre sejam feitos em lojas oficiais, como o Google Play e a App Store. A assessoria do WhatsApp reforçou que não utiliza o aplicativo para mandar esse tipo de mensagem, em que trabalha para reduzir pop ups indesejáveis que cheguem aos sistemas dos usuários.
 
COMENTÁRIOS