Em Soledade 30% da merenda escolar será com produtos da agricultura familiar
20/01/2017 12:18 em SOLEDADE

Na última quarta-feira (18), o secretário de desenvolvimento rural, Adeilson de Morais, e a secretária do meio ambiente e adjunta da educação, Claudia Andrade, participaram de uma reunião com os agricultores do município. O encontro faz parte das ações em prol da agricultura familiar.

 

Em Soledade, este seguimento é organizado por uma Comissão Municipal que é composta de 14 comunidades e formada por agricultores cadastrados no programa da agricultura familiar, representando os setores conhecidos por sítios.

 

A cooperativa CARIRI faz a compra do leite e a COOPAVE em sociedade com a AVISOL, compram as aves produzidas pelos os agricultores de Soledade.

 

No município existem grupos organizados na produção rural, a exemplo do grupo de “MULHERES DE TIMBAÚBA”, que produz  as hortaliças, com produção voltada primeiro, para as famílias, e, em seguida para a comercialização na feira da agricultura familiar. A feira se instala na praça da cidade, toda última sexta-feira do mês, onde cinco comunidades se organizam para vender seus produtos.

 

O governo municipal tem o compromisso de investir 30% da despesa da merenda escolar com os produtos da agricultura familiar, e isto na visão critica de Madalena Cordeiro, que responde pelo Setor de Alimentação Escolar do Município de Soledade, favorece a todos com o resultado satisfatório. 

 

“Não se compara os produtos oferecidos por estas associações com aqueles que compramos nas ruas. A qualidade dos produtos repassados pelos agricultores cadastrados neste programa favorece não só em questões de nutrientes, como também, o rendimento do prato servido na merenda escolar.” Disse Margarida.

 

Segundo, a secretária adjunta da educação, Claudia Andrade, será necessário fazer a reestruturação do Conselho de Alimentação Escola. “É necessário fazer a reestruturação do conselho, para que o município continue recebendo recursos do GovernoFEDERAL, e assim, possa repassar benefícios ao aluno da rede municipal de ensino, destaca Cláudia.

 

Cláudia informou ainda que a secretaria de educação do município está providenciando a atualização dos programas e dos conselhos ligados à secretaria e ao processo de educação municipal.

 

Fonte:http://www.soledade.pb.gov.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!