Ministro de Minas e Energia diz que ‘não há plano de racionamento’ para o Brasil
28/09/2021 14:15 em O que acontece..

Bento Albuquerque também reforçou acreditar que a reimplantação do sistema de horário de verão não é necessária para o país em termos de economia de energia.

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse, nesta terça-feira (28), que “não há nem um plano de racionamento’ de energia para o Brasil. A declaração foi dada em João Pessoa, Paraíba, onde ele.participou de um evento.

 

“As medidas têm sido adotadas desde outubro do ano passado, quando verificamos, que no mês de setembro de 2020, tivemos a pior afluência do histórico brasileiro. E ali começamos a adotar medidas como importação de energia da Argentina e Uruguai, utilização de usinas termoelétricas, para preservar os nossos reservatórios de água para, no caso de necessidade, termos a energia necessária para que não haja nem racionamento, muitos menos apagão”, declarou em entrevista à TV Cabo Branco.

O gestor da pasta também reforçou que acredita que a reimplantação do sistema de horário de verão não é necessária para o país.“Os estudos que existem no setor energético sobre horário de verão ‘é’ de que ele não é necessário em termos de economia de energia. Foi esse o parecer que nós colocamos para o governo”, pontuou.

O esquema do horário de verão, em que se adianta uma hora nos relógios para aproveitar os dias mais longos, foi extinto pelo governo Bolsonaro em 2019.

 

Produção de energias solar e eólica no Brasil

 

O ministro ressaltou a importância das energias solar e eólica como complementares para o sistema energético do país, que crescem principalmente na região Nordeste, segundo ele.

“ Na Paraíba, no Nordeste como um todo, na região Norte de Minas Gerais, que é o que nós chamamos de cinturão das energias renováveis [..]. E isso tem sido fundamental, por exemplo, nesse momento que nós temos uma escassez hídrica. Essa energia gerada ela é transportada para outras regiões do país”, concluiu.

Fonte:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS