Após 30 anos sem reforma, Hospital Pedro I passa por mudanças, em Campina Grande
21/10/2021 11:31 em O que acontece..

Deve acontecer a construção de um novo centro de cirurgia e reforma da UTI da unidade com o objetivo de atender casos de urgência e emergência.

O Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, em Campina Grande, Agreste da Paraíba, está passando por reformas para poder ampliar o atendimento a outras demandas que não seja somente a Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, o centro cirúrgico, por exemplo, está sendo expandido e vai passar de quatro para cinco salas e um novo centro de esterilização está sendo construido. A expectativa é atender casos de urgência e emergência.

 

De acordo com a secretaria, o hospital estava sem passar por reformas há 30 anos; mais especificamente desde 1991. Para além da construção do novo centro de cirurgia, que deve ser entregue até o final do ano, a UTI da unidade, também, foi reformada e deve ser entregue nesta sexta-feira (22).

A secretária ainda informou que o motivo do início da reforma foi a otimização de espaços que antes recebiam pacientes da Covid-19 e que hoje estão vazios. São 143 leitos vagos. Todos os pacientes de Covid-19 estão internados e isolados no Hospital de Campanha, que tem atualmente capacidade de 50 leitos.

“A expectativa é termos um hospital de urgência e emergência para a cidade com foco em atendimentos como apêndices, problemas abdominais, cirurgias que já realizamos na unidade”, disse o Secretário Municipal de Saúde, o médico Gilney Porto.Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Pedro I é referência em tratamento de pacientes com Covid-19 em Campina Grande e mais 70 municípios da Paraíba. Atualmente, tem ocupação de 10 leitos de enfermaria e 12 de UTI, o que representa 9% de ocupação da enfermaria e 20% da Unidade de Terapia Intensiva. Devido à baixa demanda, a unidade começou a receber pacientes vindos de outras unidades de saúde.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS