Cerca de 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, em Campina Grande
26/10/2021 09:38 em O que acontece..

Números são de um balanço feito pela STTP e mostram o panorama do mês de setembro.

Cerca de 90% dos acidentes registrados em Campina Grande no mês de setembro foram motivados por falha humana. Os dados são de um balanço da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) sobre uma amostragem relativa às causas dos acidentes

 

Ao todo, foram notificados 105 ocorrências de acidentes de trânsito no mês de setembro, e, para a amostragem realizada, as causas foram subdivididas em quatro categorias, sendo elas acidentes causados por falha humana (90,4 % dos sinistros notificados), má condição viária (3,8 %), condição climática desfavorável (3,2 %) e defeitos mecânicos (1,9 %).

Dentro das ocasionalidades registradas por conta de falha humana, sendo 142 no total, foi observado que a maioria dos acidentes registrados foi motivado por falta de atenção dos condutores dos veículos, sendo 42,3 % das ocorrências por falha humana, além de velocidade incompatível com o permitido pela via terem sido 21,1 % e desrespeito às sinalizações de trânsito registrarem 15,5 % dos acidentes.

O gerente de trânsito da STTP, Gustavo Alvarez, em entrevista à TV Paraíba, comentou sobre os acidentes ocorridos por falha humana, principalmente os que envolvem motocicletas.

“O desrespeito ao código de trânsito é o principal fator [para a causa dos acidentes]. Quando a gente vai para uma análise geral, vemos que sempre temos motos envolvidas, seja moto com carro ou moto com moto, e a imprudência, muitas vezes por conta do condutor, aliado ao excesso de velocidade e a falta de atenção é a principal causa nesses tipos de acidentes’, comentou.Ainda de acordo com dados divulgados pelo balanço divulgado pela STTP, foram registrados que 179 veículos protagonizaram os acidentes no mês de setembro, e desse quantitativo, 102 ocorrências envolviam motocicletas, o que representa 57% dos veículos envolvidos em acidentes na cidade, além de 63 ocorrências envolvendo automóveis, representando 35,2% dos acidentes registrados. Ocorrências com bicicletas (8), caminhão (1), caminhonete (1) e ônibus (1) também foram outros meios de transporte que se envolveram com acidentes na cidade no mês de setembro.

Fonte:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS