Mais de 23 mil doses de vacinas contra Covid-19 para crianças chegam à Paraíba nesta sexta-feira
13/01/2022 14:43 em O que acontece..

Imunizantes da Pfizer são destinados a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos e campanha deve começar ainda neste fim de semana em todo o estado.

O primeiro lote de vacinas Cominarty da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos deve chegar à Paraíba nesta sexta-feira (14). Na madrugada desta quinta-feira (13) a remessa com as doses para todo o Brasil desembarcou no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), após ter saído de Amsterdam, na Holanda.

 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, o voo com as doses sai de São Paulo às 8h25 da sexta-feira, com previsão de chegada a João Pessoa às 11h35.A Paraíba vai receber 23.600 doses da Pfizer destinadas à população de crianças entre 5 e 11 anos, que é estimada em mais de 300 mil. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no dia 16 de dezembro, a vacinação de crianças desta faixa etária.

Em 5 de dezembro, o governo federal divulgou as regras para a vacinação: ela ocorrerá em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas; sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação; com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.

A Secretaria de Saúde da Paraíba vai fazer, na sexta-feira, o treinamento da introdução da vacina Pfizer Pediátrica com enfermeiros e técnicos das salas de vacina das cidades. O objetivo é tirar as dúvidas sobre a aplicação e o treinamento vai ser online.

A vacina infantil tem uma coloração diferente da adulta, para facilitar a identificação, e também têm uma dosagem, composição e concentração menores. O intervalo entre as doses, entretanto, permanece o mesmo, de 21 dias.

 

A previsão da coordenadora do Núcleo de Imunizações do estado, Isiane Queiroga, é que a vacinação de crianças deve começar ainda neste fim de semana, com entrega semanal de doses pelo Ministério da Saúde.

Em João Pessoa, a campanha da vacinação infantil contra Covid-19 já começa no domingo (16), com pontos instalados no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, e no Parque Sólon de Lucena, a Lagoa, ambos os espaços com atrações infantis.

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS