Pelo menos 60 crianças foram vacinadas contra Covid-19 com imunizante de adulto e vencido, diz secretário
17/01/2022 09:15 em O que acontece..

Ministério Público Federal investiga o caso após ter recebido denúncias referente a imunização inadequada de crianças na cidade de Lucena.

Pelo menos 60 crianças foram vacinadas contra Covid-19 com imunizante de adulto e vencido, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Lucena, na região metropolitana de João Pessoa. A informação confirmada pelo secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, neste domingo (16).

 

De acordo com Geraldo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), está trabalhando na identificação de todas as crianças que foram vacinadas equivocadamente. Além disso, estão realizando o monitoramento por meio de contato direto ou telefone, com os pais ou responsáveis legais, já que as vacinas estavam vencidas.Ainda conforme o secretário, "o que será apurado pelo Ministério Público Federal é se foi um erro ou uma atitude deliberada da auxiliar de enfermagem, que inclusive já foi afastada". Geraldo disse ainda que o MPF deve ouvir, nesta semana, a técnica de enfermagem, acusada de aplicar as vacinas de forma incorreta, em crianças de 5 a 11 anos.

O MPF investiga o caso após ter recebido denúncias referente a imunização inadequada de crianças na cidade de Lucena. Na data em que as crianças foram vacinadas o país ainda não havia recebido lotes destinados à vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Para proteção dessa faixa-etária a Pfizer desenvolveu um imunizante com dosagem adequada.

Também devem ser ouvidos o secretário municipal de saúde, a vigilância municipal, familiares das crianças e o prefeito da cidade. O propósito é, segundo Geraldo, "definir exatamente se houve dolo em relação à aplicação dessas vacinas em crianças".

Na próxima terça-feira (18), o secretário deve fazer uma visita técnica à cidade. Uma equipe já será enviada nesta segunda (17).

 

Diferença entre as vacinas

 

A vacina contra Covid-19 a ser aplicada em crianças não é a mesma que vem sendo aplicada em adultos. O imunizante aprovado para crianças de 5 a 11 anos apresenta diferenças na dosagem, composição e concentração de RNA mensageiro, o principal componente. A dose infantil equivale a um terço da que é administrada em pessoas com 12 anos ou mais.Além disso, o frasco da vacina para crianças também tem cor diferente, alternativa utilizada para ajudar os profissionais da saúde na aplicação.

 

Entenda o caso

 

O Ministério Público Federal da Paraíba recebeu uma denúncia referente à imunização inadequada de crianças na cidade de Lucena, região metropolitana de João Pessoa.

A vacinação contra Covid-19 para o público infantil teria acontecido 7 dias antes da chegada do imunizante com dosagem adequada, ao estado, conforme a denúncia.

A prefeitura de Lucena disse, em nota, que "uma auxiliar que aplicou indevidamente e sem autorização" e que "está pondo, à disposição das famílias, acompanhamento médico e monitorando as crianças".

Segundo a prefeitura, as crianças que receberam as vacinas não apresentaram reações adversas. No entanto, as mães relataram sintomas gripais, febre alta e vômito.

O Ministério da Saúde também se pronunciou em resposta a GloboNews. Em nota, afirmaram que "acompanha os casos das crianças que foram vacinadas contra a Covid-19 com doses destinadas a adultos e recomenda cautela na aplicação das doses aos profissionais e agentes de saúde responsáveis".

A denúncia foi racebida pelo secretário de saúde Geraldo Medeiros, na noite desta sexta (14). Ele afirmou que teve acesso ao vídeo de uma das mães que usou as redes sociais para divulgar o caso.

Medeiros confirmou, inclusive, que as vacinas da Pfizer, destinadas a adultos e adolescentes, que foram aplicadas em crianças na zona rural do município de Lucena, na região metropolitana de João Pessoa, estavam vencidas. O lote vencido aplicado foi o FM 3457.

O Ministério Público Federal (MPF) segue investigando o caso. Conforme o secretário de saúde do estado, "as crianças estão sendo monitoradas".

FONTE:https://g1.globo.com

COMENTÁRIOS