As cidades de João Pessoa e Campina Grande estão com índice de vacinação contra Covid-19 superior a 70% e, portanto, a partir desta quinta-feira (7) já podem liberar o uso de máscaras.
O texto atual do decreto também traz informações sobre o funcionamento de cinemas, realização de shows e eventos esportivos, entre outros detalhes. Essas medidas começam a valer a partir desta sexta-feira (8).
Cinemas, teatros e circos
A partir desta sexta (8), fica permitido o funcionamento de cinemas, teatros e circos, com 100% da capacidade, observando todos os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde e a apresentação do cartão de vacinação com a comprovação do esquema vacinal completo.
Os eventos esportivos realizados em ginásios, que disponham de adequada circulação natural de ar, podem acontecer com limite máximo de público de até 100% da capacidade do local, distribuído em pelo menos 2 setores distintos, destinando-se a cada setor uma entrada exclusiva observando todos os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde e a apresentação do cartão de vacinação com a comprovação do esquema vacinal completo.
A realização de eventos sociais e corporativos pode acontecer com até 100% da capacidade do local, observando todos os protocolos e a apresentação do cartão de vacinação com a comprovação do esquema vacinal completo.
Os shows podem ser realizados com ocupação de até 100% por cento da capacidade do local mediante apresentação do cartão de vacinação com a comprovação do esquema vacinal completo.
O uso de máscaras em espaços abertos em todo território estadual agora é facultativo. Nos municípios em que o percentual de vacinação da população vacinável (acima de cinco anos), com duas doses ou dose única (imunizante Jansen), for superior a 70% fica facultado o uso de máscaras em ambientes fechados, recomendando-se às pessoas que possuem comorbidades ou que apresentem sintomas da Covid-19 que mantenham a utilização.Apesar disso, os municípios poderão adotar medidas mais restritivas de acordo com a realidade sanitária local.
Conforme o decreto, a partir do dia 11 de abril de 2022 também serão retomadas as atividades presenciais nos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Estadual. Na área de educação, a Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia deve divulgar na próxima segunda-feira (11) um cronograma de retorno das aulas presenciais na rede pública estadual.
FONTE:https://g1.globo.com