Aproveite a quaresma para pensar nas mensagens de Jesus e se aproximar de Deus.
25/02/2016 16:13 em Dicas

 

A quaresma é um tempo de graça, um verdadeiro Kairós, tempo da manifestação de Deus, Este tempo  tem como característica duas realidades muito importantes: 1. Olhar para Jesus; 2 Conversão. Neste tempo, somos levados pela igreja a seguir Jesus em seus últimos momentos de vida para junto com Ele aprendermos o que é o amor e a misericórdia.

 

Por diversas vezes, o Senhor vai se revelando como o rosto misericordioso do Pai, assumindo até as últimas consequências a vontade do Pai, que é salvar cada filho. É um caminho de subida, não só para Jerusalém, mas até o mais alto grau do amor que se concretiza na cruz.

 

Jesus muitas vezes, vai anunciar sua paixão dizendo que o Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado e morto, mas no terceiro dia ressuscitará. Vemos nesses anúncios também o desejo do Senhor de se entregar. Está aí a sua disposição em dar a própria vida pelos amigos, mas o fez em sua própria vida. Assim, tornou-se o exemplo mais sublime que devemos seguir para realmente sermos felizes.

 

Quaresma é também conversão, revisão de vida e mudança de atitude

 

Tudo concorre para isso nesse período: a liturgia, os cânticos, as orações. É tempo de olhar para tudo o que temos vivido e como temos vivido: nossos relacionamentos em casa, no trabalho, na escola, nosso relacionamento com Deus. Será que Ele tem sido o nosso tudo? Nossa relação com Ele é de confiança, de intimidade e amor?Quaresma é tempo de perdão. O profeta Isaías nos diz no capítulo 30, 18: Em vista disso, o Senhor espera a hora de vos perdoar.

 

Ele toma a iniciativa de mostrar-vos compaixão, pois o Senhor é um Deus justo feliz os que nele esperam. É um tempo de grande graça. É o Senhor que toma a iniciativa de nos mostrar compaixão. Em nossas paróquias, além do tempo normal de confissões, temos mutirões de confissão, celebrações penitenciais. Tudo se torna propício para nossa conversão. Por isso não podemos perder tempo.

 

Algumas atitudes nossas podem nos ajudar a mergulhar fundo nessa graça

 

Aproveite esse tempo para silenciar um pouco, criar um clima de interioridade, evitando músicas muito altas em casa, no quarto; valorizando as que nos levam a uma maior reflexão e oração. – Separe um tempo do dia para a oração pessoal. Crie em sua casa ou no seu quarto um pequeno altar, ali coloque um crucifixo, uma vela, a Bíblia aberta, para que o ambiente seja convidado à oração.

 

Nas sextas-feiras, se for possível, medite as estações da Via-Sacra. Isso ajudará a mergulhar no mistério da Paixão do Senhor. Durante o tempo quaresmal se proponha a também fazer obras de misericórdia. Por exemplo: visitar um doente, visitar um asilo, levar uma ajuda concreta a uma família maiscarente, como roupas que você já não esteja usando ou alimentos. Tudo isso gerará em seu coração um sentimento de alegria por poder fazer algo de bom a alguém.

 

A Quaresma é estendida como um grande retiro, um retiro de 40 dias, no qual voltamos de coração sincero para o Senhor e dele recebemos uma nova vida. O importante é que eu e você tomemos consciência de tudo o que o Senhor deseja realizar em nossas vidas e nos esforcemos para não deixar a graça passar.

 

Por Geraldo Vital

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!