Lula está na Paraíba para participar da inauguração de um complexo de energia solar e eólica em Santa Luzia, no Sertão do estado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda na Paraíba nesta quarta-feira (22). A visita é para inauguração do primeiro complexo híbrido de energia solar e eólica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Santa Luzia, no Sertão paraibano. É a primeira vez de Lula na Paraíba neste mandato.
Lula desembarcou junto com o Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, por volta das 9h50. Ele foi recebido pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD).
O presidente seguiu viagem de avião para Santa Luzia por volta das 10h15, junto com João Azevêdo (PSD) e a primeira dama Janja. Ele deve desembarcar para inaugurar o Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz, por volta das 11h.Após agenda em Santa Luzia, Lula volta para Campina Grande e segue paraRecife, Pernambuco. A previsão é que ele deixe a Paraíba por volta das 13h.
Complexo de energias renováveis
O Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz é do grupo Neoenergia. Localizado em Santa Luzia, o empreendimento privado é composto por 15 parques com 136 aerogeradores e capacidade instalada de 471 MW. Segundo a empresa, o investimento para a implantação do complexo foi de R$ 3 bilhões.
O empreendimento é o primeiro complexo de energia associada autorizado pela Aneel no Brasil.