Dessa forma, quem, em 2023, tem 17 anos de idade, mas completa 18 anos até a data da matrícula (em 2024), também pode participar do certame. A retificação no edital deve ser feita nesta terça-feira (29) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (30).A idade máxima de 32 anos, no entanto, segue sendo contada para este ano. Ou seja, quem tem 32 anos até o dia 31 de dezembro de 2023 pode fazer o concurso.
No total, são oferecidas 1.100 vagas para soldado, sendo 900 para a PMPB (810 para o sexo masculino e 90 para o sexo feminino), e 200 para os bombeiros (180 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino).
O concurso exige ensino médio completo e tem remuneração inicial de R$ 4.206,87, além de adicionais de plantão extra e gratificações específicas de funções.
Os candidatos aprovados no concurso vão poder escolher a regional que pretende prestar serviço. São quatro regionais na Paraíba, que tem sedes em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira.
Os candidatos do sexo masculino precisam ter altura mínima de 1,60 m e as candidatas do sexo feminino precisam ter 1,55 m. Em ambos os casos, as pessoas candidatas precisam completar no mínimo 18 anos e no máximo 32 anos no ano da matrícula no curso de formação; não ter antecedentes criminais ou policiais e outros requisitos previstos no edital.
A seleção vai ser feita em quatro fases:
- Exame intelectual, com provas objetiva e discursiva
- Exame psicológico
- Exame de saúde
- Exame de aptidão física
As provas estão previstas para acontecer no dia 29 de outubro, com 80 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Os assuntos cobrados são: língua portuguesa; raciocínio lógico; geografia e história da Paraíba; língua estrangeira (inglês ou espanhol); noções de informática; e noções de direito e sociologia.
Concurso PMPB e dos Bombeiros