Comissão do concurso da PMPB e Corpo de Bombeiros anuncia mudança na exigência da idade mínima
O que acontece..
Publicado em 30/08/2023

São oferecidas 1.100 vagas, sendo 900 para PM e 200 para o Corpo de Bombeiros.

A comissão do concurso do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba anunciou que modificou a contagem da idade mínima exigida no edital certame. De acordo com o coronel José Ronildo, presidente da comissão do concurso, a idade mínima de 18 anos será exigida apenas no ato da matrícula, isto é, em 2024.

 

Dessa forma, quem, em 2023, tem 17 anos de idade, mas completa 18 anos até a data da matrícula (em 2024), também pode participar do certame. A retificação no edital deve ser feita nesta terça-feira (29) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (30).A idade máxima de 32 anos, no entanto, segue sendo contada para este ano. Ou seja, quem tem 32 anos até o dia 31 de dezembro de 2023 pode fazer o concurso.

As inscrições terminam nesta quarta-feira (30) e devem ser feita no site da organizadora, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

No total, são oferecidas 1.100 vagas para soldado, sendo 900 para a PMPB (810 para o sexo masculino e 90 para o sexo feminino), e 200 para os bombeiros (180 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino).

O concurso exige ensino médio completo e tem remuneração inicial de R$ 4.206,87, além de adicionais de plantão extra e gratificações específicas de funções.

Os candidatos aprovados no concurso vão poder escolher a regional que pretende prestar serviço. São quatro regionais na Paraíba, que tem sedes em João PessoaCampina Grande, Patos e Guarabira.

Os candidatos do sexo masculino precisam ter altura mínima de 1,60 m e as candidatas do sexo feminino precisam ter 1,55 m. Em ambos os casos, as pessoas candidatas precisam completar no mínimo 18 anos e no máximo 32 anos no ano da matrícula no curso de formação; não ter antecedentes criminais ou policiais e outros requisitos previstos no edital.

Provas

 

A seleção vai ser feita em quatro fases:

 

  • Exame intelectual, com provas objetiva e discursiva
  • Exame psicológico
  • Exame de saúde
  • Exame de aptidão física

 

As provas estão previstas para acontecer no dia 29 de outubro, com 80 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Os assuntos cobrados são: língua portuguesa; raciocínio lógico; geografia e história da Paraíba; língua estrangeira (inglês ou espanhol); noções de informática; e noções de direito e sociologia.

 

Concurso PMPB e dos Bombeiros

 

 

Comentários