Estudantes da UEPB retornam às aulas nesta segunda-feira em oito campi
17/07/2017 14:34 em Educação

Depois de greve dos professores e técnicos-administrativos, alunos voltam as salas de aula para terminar o período letivo 2016.2.

As aulas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) retornam nesta segunda-feira (17), após quase dois meses de greve por parte dos professores e técnicos-administrativos da instituição. São cerca de 20.000 estudantes que vão estar nas salas de aula dos campi de Campina Grande, João Pessoa, Guarabira, Lagoa Seca, Patos, Catolé do Rocha, Araruna e Monteiro.

Na quinta-feira (13), os professores decidiram encerrar a paralisação para buscar abrir um canal de comunicação com o Governo do Estado. A decisão foi tomada após um assembleia com a categoria. Dois dias antes, os técnicos administrativos também já haviam decidido paralisar as atividades grevistas. A suspensão atende a uma solicitação feita pelo Governo do Estado para que haja diálogo com a categoria.

Segundo a assessoria de comunicação da UEPB um novo calendário letivo já foi elaborado e a proposta vai ser encaminhada pela Pró-Reitoria de Graduação ao Consepe, conselho que dá a palavra final, pretende encerrar o período no dia 20 de agosto, prazo final para registro das notas dos alunos. Se esse calendário for aprovado, as matrículas do período 2017.1 acontecem no dia 21 de agosto, com aulas iniciando no dia 28.

Apesar da suspensão, tanto os sindicatos que representam os professores, quanto os técnicos administrativos já alertaram que o movimento grevista pode retornar em breve. Segundo o presidente da Associação dos Docentes da UEPB, Nelson Júnior, uma nova assembleia geral está programada para acontecer no início do período letivo 2017.1 para avaliar se a suspensão melhorou ou não o diálogo com o governo estadual.

 

Após a suspensão das greves de professores e técnicos na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o período 2018.1 só deve começar no ano de 2019, deixando o calendário de aulas com um ano de atraso. A previsão com base no calendário letivo é do reitor em exercício Flávio Romero. Neste mês de julho, a UEPB ainda está a 18 dias de conseguir terminar o período 2016.2.

 

FONTE:http://g1.globo.com

COMENTÁRIOS