Turquia não aceita barganha sobre refugiados em acordo, diz premiê
18/03/2016 08:47 em Mundo

União Europeia e Turquia discutem acordo sobre migrantes. 

Primeiro-ministro turco diz o objetivo do acordo é ajudar refugiados sírios.

 

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, advertiu nesta sexta-feira (18) aos dirigentes da União Europeia (UE) que a oferta de seu país para conter o fluxo de migrantes à Europa não era uma "barganha".

"Para a Turquia, o assunto dos refugiados não é uma questão de barganha, mas de valores humanitários e de valores europeus", disse Davutoglu aos jornalistas ao chegar a uma reunião em Bruxelas com os dirigentes dos 28 países membros do bloco.

 

"A Turquia acolheu 2,7 milhões de refugiados sem nenhuma ajuda significativa de ninguém", insistiu antes de se reunir com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, cujo país detém a presidência de turno da UE.

"A UE e a Turquia têm o mesmo objetivo: ajudar os refugiados sírios (...) Hoje vamos continuar as consultas com os dirigentes europeus e estou certo de que alcançaremos nosso objetivo de ajudar os refugiados e de aprofundar nossas relações", afirmou.

Os dirigentes da UE devem apresentar à Turquia sua posição comum fixada durante a noite após complicadas negociações, para selar finalmente um acordo que freie o fluxo de migrantes em direção à Europa.

 

 

Da France Presse

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!