Racionamento não vai terminar após Boqueirão sair do volume morto, diz Cagepa
02/08/2017 17:54 em O que acontece..

Falta 0,4% da capacidade para o Açude Epitácio Pessoa sair do volume morto.

Após o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, sair do volume morto - ao atingir os 8,2% da capacidade máxima -, Campina Grande e as outras 18 cidades abastecidas pelo reservatório no Agreste paraibano não devem sair do racionamento de abastecimento de água. O Gerente Regional da Companhia de Água e Esgotos (Cagepa), Ronaldo Meneses, confirmou nesta quarta-feira (2) que prevê no mínimo 25 dias para o fim da medida.

Falta 0,4% da capacidade para o Açude Epitácio Pessoa sair do volume morto. "Depende muito da vazão de chegada [de água] no açude. Se continuar do jeito que está, provavelmente deve sair daqui a uns 25 dias. Mas, se essa vazão mudar, essa previsão também muda. O que sabemos de verdade é que quando sair do volume morto o racionamento continua, até que reuniões e alguns estudos sejam feitos", afirmou o gerente.

O açude de Boqueirão recebeu menos de 1% de recarga d'água no mês de julho. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). No período, o reservatório saiu de 6,84% para 7,73%, um acréscimo de 0,89% no volume de água. É a menor recarga desde a chegada da transposição das águas do Rio São Francisco, no mês de abril.

Ainda segundo os dados da Aesa, o açude tem capacidade para armazenar 41.686.287 metros cúbicos de água, mas atualmente está com 32.017.445 metros cúbicos de água, que equivalem a apenas 7,8% da sua capacidade máxima.

 

Racionamento começou em 2014

 

 

O racionamento em Campina Grande e nas cidades que são abastecidas por Boqueirão começou em 6 de dezembro de 2014, quando o manancial estava com 24% do volume. O açude entrou no volume morto em 18 de junho de 2016 ao atingir a marca de 8,22%, o que corresponde a 33,875 milhões de metros cúbicos de água. O volume morto é considerado quando o nível do açude fique abaixo do sistema de captação convencional, por meio de gravidade.

FONTE:http://g1.globo.com

COMENTÁRIOS