Fim do racionamento de CG e outras 18 cidades tem apoio do presidente da ANA
25/08/2017 09:11 em O que acontece..

“O açude Boqueirão, principal reservatório de água para o abastecimento de campina Grande e outras 18 cidades no entorno, já possibilita que as cidades saiam do racionamento”. A garantia é do superintendente da Agência Nacional das Águas (ANA), Rodrigo Flecha. Ele assegurou que o manancial oferece segurança hídrica que permite o fim do esquema imposto desde 2014.

Rodrigo Flexa informou que a água da Transposição do Rio São Francisco não é pra encher reservatório, mas para atender a necessidade de consumo humano. Ele acredita que tecnicamente, as cidades abastecidas pelo Açude de Boqueirão devem sair do racionamento.

O superintendente da Ana garantiu que foram feitos estudos para avaliar a possibilidade do fim do racionamento. Flecha destacou que o maior perigo para a segurança hídrica de Campina é a falta de garantia de funcionamento regular da operação do Eixo Leste da transposição do Rio São Francisco.

“Está 100% correto do ponto de vista técnico. Temos todos os dados que indicam com toda segurança que Campina Grande tem condições de operar com 1.300 litros por segundo. Até já teria tido condições de sair do racionamento caso as bombas flutuantes instaladas dentro do açude tivessem capacidade de bombear esse total”, disse.

Com relação a afirmações de vereadores campinenses, quando da visita feita na sede da ANA em Brasília, de que a transposição ficaria de quatro a seis meses sem bombear água para a Paraíba, devido a reparos que devem ser feitos nos açudes de Poções e Camalaú, Flecha disse que a decisão de deixar de bombear água seria do Ministério da Integração em parceria com o governo do Estado da Paraíba. :

– A ANA não é dona da obra e sim o Ministério da Integração, e eu deixei claro aos vereadores que a decisão de deixar de bombear água seria do Ministério da Integração em parceria com o governo do Estado da Paraíba. A ANA iria simplesmente subsidiar essas duas entidades com simulações e dados técnicos, se porventura fosse necessário fazer a padronização para a interrupção parcial, no sentido de que as obras fossem concluídas. Mas, não está batido o martelo, pois tem muita discussão ainda – desmentiu.

 

No início dessa semana o governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou o fim do racionamento para amanhã, sexta-feira (25), mas uma liminar impediu a medida.

FONTE:http://caririligado.com.br

COMENTÁRIOS