Agosto terminou com chuvas abaixo do esperado em pelo menos 33 cidades da Paraíba, de acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) divulgadas nesta quinta-feira (31). O órgão divulgou dados de 83 cidades, sendo que em quatro delas houve mais chuva do que a previsão e nas demais não há registro da média história.
Segundo Marle Bandeira, meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), isso se deu por conta das condições oceânicas e atmosféricas.
"Na maioria dos dias do mês de agosto ocorreu um sistema de pressão, que fez com que não se formasse nuvens. O céu ficava limpo e contribuía para a ausência das chuvas. No Sertão é normal não chover neste período do ano, mas no Agreste, Brejo e Litoral realmente as chuvas ficaram abaixo da média", disse.
Em Alhandra, cidade com maior registro de precipitações no mês, choveu apenas 82,1% da média histórica. Já em João Pessoa choveu apenas metade do previsto, quanto em Campina Grande a chuva foi 37% abaixo da média. Os maiores volumes ficaram concentrados em cidades do litoral (Alhandra, João Pessoa, Cabedelo e Pedras de Fogo) e do Brejo (Bananeiras, Areia, Solânea, Serraria, Pilões).
FONTE:http://g1.globo.com