Governo garante assistência técnica a 665 famílias na região do Cariri
20/09/2017 15:25 em O que acontece..

Um contrato firmado entre o Governo da Paraíba e o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Sertão e Curimataú (Procase), por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), vai permitir a orientação técnica continuada de um ano a 665 famílias agricultoras em 18 municípios do Cariri Ocidental do Estado.

De acordo com o coordenador de Operações da Emater, Alexandre Alfredo, são 26 projetos associativos das cadeias produtivas de caprinovinocultura, de apicultura e de artesanato e envolvem recursos da ordem de R$ 3,7 milhões. O início dos trabalhos está previsto para a primeira quinzena de outubro. Segundo ele, os recursos investidos pelo Governo do Estado irão “fomentar o fortalecimento da agricultura familiar na comercialização de produtos industrializados e, com isso, gerar postos de trabalho, renda e qualidade de vida no meio rural”, destacou.

Entre outras ações a serem executadas estão implantação de poços tubulares e artesianos, construções de barragens subterrâneas com kit de irrigação, construções de apriscos, aquisição de máquinas e implementos agrícolas, além da aquisição de matrizes caprinas e ovinas, e ainda cursos de capacitação para artesãos .

Os municípios contemplados são Camalaú, Livramento, Amparo, Serra Branca, Parari, Assunção, Coxixola, Monteiro, Ouro Velho, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, São João do Tigre, Prata, São José dos Cordeiros, Congo, Sumé e Taperoá.

 

Capacitação – Os 32 extensionistas que devem prestar assistência técnica às famílias estão participando de cursos de capacitação sobre toda a operacionalização dos projetos associativos. O primeiro encontro aconteceu nessa segunda-feira (18), na sede do Instituto de Terras e Planejamento (Interpa), e o próximo ocorrerá no período de 25 a 29 deste mês, em Sumé, no Cariri paraibano.

FONTE:http://caririligado.com.br

COMENTÁRIOS