Três cidades do Sertão da PB estão sem água há 15 dias e Cagepa planeja racionamento
O que acontece..
Publicado em 26/09/2017

Medida vai afetar outras quatro cidades para que sobre água em estação da captação.

Três cidades estão sem água no sertão da Paraíba há cerca de 15 dias. Segundo informações da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o problema de abastecimento São Bento, Brejo de Cruz e Belém de Brejo de Cruz ocorre por desvios de água.

O abastecimento dessas cidades é feito com água do açude de Coremas e passa por 92 km pelo Rio Piranhas até chegar na estação de captação em São Bento, onde é distribuída para outras cidades. Nesse trajeto, o órgão flagrou vários canos e bombas tirando água do rio para propriedades privadas, que impedem que a água chegue a São Bento. Com isso, a régua que monitora o volume de água marca zero e as bombas da Cagepa não conseguem mais retirar água do rio.

Para minimizar o problema, a Cagepa vai adotar a um esquema de racionamento que começa a no sábado (30) às 6h e segue até segunda-feira (2) nas cidades de Pombal, Paulista, Vista Serrana e Catolé do Rocha. Esse esquema deve gerar uma sobra de água que vai pode bastecer São Bento.

 

A companhia informa que não pode resolver o problema de desvio de água porque a fiscalização do açude de Coremas e do Rio Piranhas é da Agência Nacional das Águas, que foi procurada, mas não se posicionou sobre o assunto até o início da manhã desta terça-feira (26).

FONTE:https://g1.globo.com

Comentários