Um novo foco de incêndio foi registrado no almoxarifado da maternidade Frei Damião, em João Pessoa, na noite de sexta-feira (29). Por volta das 20h30, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para combater uma reignição no almoxarifado. O sargento Cassiano Melo, do Corpo de Bombeiros, explicou que o resfriamento foi concluído ainda na noite de sexta-feira e que não deve ocorrer novos pequenos focos de fogo.
A assessoria da Maternidade Frei Damião confirmou que houve uma nova ação do Corpo de Bombeiros na unidade, mas negou que tenha se tratado de um novo foco de incêndio. Conforme a assessoria, a ação dos bombeiros foi para evitar que a fumaça, que estava saindo do local desde o resfriamento feito na manhã da sexta-feira, voltasse a entrar na maternidade, uma vez que a fumaça foi a causa da transferência dos bebês e mães pacientes.
“Fomos acionados para uma reignição. Ainda tem muito material inflamável dentro do almoxarifado e como o temperatura no local ainda é alta, é normal que alguns pequenos focos apareçam e haja fogo. Fizemos o resfriamento, mas vamos esperar. Acredito que foi o suficiente [para evitar novos focos]”, explicou o sargento Cassiano Melo do Corpo de Bombeiros.
Apesar da nova ação do Corpo de Bombeiros na maternidade, nenhum paciente precisou ser transferido. O incêndio registrado na noite de quinta-feira (28) danificou o teto de parte do almoxarifado e da lavanderia, chegou a derrubar uma pilastra, mas segundo o sargento Cassiano Melo, foi descartada a hipótese de um desabamento no local interditado.
Na tarde de sexta-feira, seis dos sete bebês que tinham sido transferidos da maternidade afetada pelo incêndio haviam retornado. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a direção da Maternidade Frei Damião afirmaram que o atendimento foi normalizado na unidade de saúde, desta forma seguia na manhã deste sábado (30). O almoxarifado e a lavanderia seguem interditados.
FONTE:https://g1.globo.com